quinta-feira, 26 de novembro de 2009

SUFOCO DE VIDA - HARMONIA ELOUQUECE

Uma chamada de atenção vinda do Pensar em Saúde Mental:

Estou vivendo No mundo do hospital
Tomando remédios De psiquiatria mental
Estou vivendo No mundo do hospital
Tomando remédios De psiquiatria mental
Haldol, Diazepam Rohypnol, Prometazina
Meu médico não sabe
Como me tornar Um cara normal
Me amarram, me aplicam Me sufocam
Num quarto trancado
Socorro Sou um cara normal Asfixiado
Minha mãe, meu irmão Minha tia, minha tia
Me encheram de drogas De levomepromazina
Ai, ai, ai Que sufoco da vida Sufoco louco
Tô cansado De tanta Levomepromazina
Ai, ai, ai Que sufoco da vida Sufoco louco
Tô cansado De tanta Levomepromazina

Esta música advém de um projecto denominado de "Convivendo com a Música" desenvolvido pelo Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro. Este apresenta como divisa "(...) oferecer um espaço onde os sujeitos envolvidos pudessem vivenciar diversas atividades sonoras musicais, dando lugar à expressão, à criatividade e à comunicação (...)"
O grupo Harmonia Enlouquece, é formado por doentes portadores de alguma patologia psiquiátrica que se encontram institucionalizados no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro e por profissionais de saúde nomeadamente terapeutas.
Dando corpo e voz aos desvaneios musicais, este grupo já conseguiu alcançar alguns dos seus grandes objectivos, como também, incorporar o cd da famosa telenovela "Caminho das Índias".

Fez-me pensar nisto!!

8 comentários:

  1. Ola!:)

    Muito obrigada...
    Espero que o texto faça pensar muita gente!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Girassol =)

    É também essa a minha intenção: que se pense de outra forma nos doentes mentais. Afinal, "qual é o normal que não tem um pouco de anormal"?! Eu sou a primeira a acusar-me xD

    Volta sempre!

    ResponderEliminar
  3. Exactamente...:)

    Gostava muito que um dia alguém me defini-se o conceito de "ser normal"!

    :)

    ResponderEliminar
  4. Eu não sei se alguém vai definir ou se já alguma vez se definiu... Mas lanço-te o desafio! :) Começamos por ti:

    Girassol, define o teu conceito de "ser normal". A seguir, eu dou a minha opiniao ;)

    ResponderEliminar
  5. :) Para mim não existe definição do "ser normal" relativamente às pessoas. Uma pessoa pode ser considerada "normal" por se vestir, comportar de uma certa maneira numa determinada sociedade mas se formos para outro país outra cultura os padrões irão ser diferentes.

    "Normal" hoje em dia segnifica: ser igual a todos os outros, não ter nenhum problema psiquiátrico/mental ...mas se normal é o contrário de "anormal" então tudo o que é diferente é anormal, logo doente! GrRrR eRRRado! Para mim não existe esse conceito..

    ResponderEliminar
  6. Para mim também não :)

    Sim, socialmente, ser-se "normal" é viver de acordo com os padrões vigentes, seguir o mesmo caminho que o nosso vizinho do lado e das pessoas que nos rodeiam, segundo o que esperam de nós.
    Vou mais longe: ser "normal" é não ter criatividade e deixar-se ir na onda e no "porque sim".

    Em Saúde Mental as pessoas julgam que ou és normal - sã(o) - ou anormal, doente mental, "maluquinho" :S E julgo que continuará a ser assim durante muito tempo...

    Quanto a mim, para acabar/mudar este estigma, só deixando de olhar para os doentes mentais como uns coitadinhos e inválidos e valorizar o que conseguem, de facto, fazer, tal como aconteceu como as pessoas que fizeram esta música!

    =)

    ResponderEliminar
  7. Ola, cheguei a seu blogue e gostei muito, especialmente desta entrada (post). Se importas se eu reproduzir este post no meu blog (sobre psiquiatria e saude mental), com links e indicacao ao seu?
    Felicidades

    ResponderEliminar
  8. Olá Vanessa!

    Não me importo nada, podes usar o que quiseres! Usa e abusa, mas com moderação =P Estás à vontade. Eu fiz o mesmo! Hei-de passar no teu blog também... Obrigado pela visita e vem sempre!

    =)

    ResponderEliminar