quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Voluntariado

Este era um assunto sobre o qual já me queria ter debruçado, mas... desculpo-me sempre! Hoje, volto a desculpar-me xD Mas deixo os comentários para vocês, muy nobres e ilustres que vêm pelas estreitas vielas da blogosfera parar aqui. A casa está por vossa conta =P PORTANTO... xD

Prometo solenemente que um dia falo sobre este assunto, seriamente! JURO!

Apenas uma ressalva: ser Voluntário, é muito mais que dar... é receber em dobro, triplo, quádruplo... é não conseguir contar o que se ganha com isso. Não magoa, não arranca nenhum bocado, até nem tem efeitos secundários! Um simples gesto pode fazer alguém mais feliz, sorrir para a Vida e encará-la com outros olhos - os do Amor, da Solidariedade, do Respeito, da Compreensão, da Integração, da Entrega, da Simpatia, da Vontade, de, de, de...

Video realizado pela Cáritas Diocesana de Portalegre - Castelo Branco apresentado por ocasião da apresentação do Banco local de Voluntariado de Portalegre

3 comentários:

  1. ..........PORTANTO............
    VOLUNTARIADO... o que é que isto me faz lembrar??
    :)
    Mas, é claro, já me recordo (hum... o Alzheimer começa a manifestar-se...)...
    O tema é demasiado sério, importante e sensível para ser tratado de ânimo leve, independentemente da discussão dos conceitos de Pessoa (Singular) e de Pessoa Colectiva (lá estou eu a descair para o sarcástico!) ou do número da Norma...
    Que a semente hoje lançada à terra não murche, não morra, que crie raizes, cresça e floresça e que os seus frutos sejam visíveis e sentidos por todos os que se encontrem em situações de necessidade.
    Confesso, embora o atraso inicial, que foi uma tarde interessante :)
    Parabéns. Parabéns pelo sentido de oportunidade, pela inteligência, interesse e capacidade de observação.... e de ser uma pessoa que integra totalmente o espírito do VOLUNTARIADO. Sempre disponível e pronta a AJUDAR os outros.
    PORTANTO :) fico aguardando o próximo "post"
    Abraço
    JC

    ResponderEliminar
  2. PORTANTO ... ah pois, o alzheimer...

    Parabéns pelo video. Está lá quase tudo aquilo que ficou por dizer.
    PORTANTO, PARABÉNS
    JC

    ResponderEliminar
  3. Boa noite.

    Voluntariado significa, como alguém outrora disse, receber um salário emocional. Mas o que é isto do salário emocional se um voluntariado não recebe salário?
    Ao contrário do que se possa pensar, um voluntário não vai ensinar algo ao grupo a que se destina. Um voluntário é alguém que, conscientemente, dispende um pouco do seu tempo com outras pessoas para aumentar o seu saber...é alguém que vai sempre com a expectativa de aprender algo novo sempre que com o grupo se encontra.
    Eu gosto de ser voluntária!!:D Inicialmente, sem me propor como voluntária, fiz uma experiência que adorei. No secundário, no âmbito da área de projecto, fazia voluntariado 2 vezes/semana (1 com um grupo de crianças com paralisia cerebral e outro com 1 grupo de adolescentes, com diversas patologias). Inicialmente, não sabia o que lhes dizer...mas com a naturalidade que se encontra adjacente a cada ser humano fui, como sempre, eu mesma e ao fim de pouquitos meses já via um avanço em todos eles. Mas, á medida que assistia a tudo isso, sentia um aperto no coração e uma emoção muito grande pois sentia-me a crescer por dentro...sentia a felicidade estampada no rosto po ver que aqueles meninos já mexiam mais um braço, já diziam um "olá", já tinham feito imeeensos progressos! E Eu era a priveligiada de assistir a tudo isso...caramba...que especial que sou!;)
    Actualmente, faço voluntariado hospitalar (ajudo a dar jantares) e esse sentimento grandioso ainda permanece. Estar ali e escutar os doentes, conversar com eles, colocar-lhes um sorriso no rosto...que coisa mais maravilhosa da vida! Sinto que um voluntário ajuda a desabrochar uma flor quando, na verdade, descobre-se a si mesmo. É um salário emocional autêntico!
    Para finalizar, adorei ver esse diaporama assim cm gosto muito de acções humanitárias...inda quero ir a África fazer missão leiga (vamos vanessa?) Este tipo de acções de sensibilização para o voluntariado são muitíssimo importantes pois cuidamos do presente a pensar no bem do amanhã!

    Sejam felizes e experimentem ajudar não quem precisa, mas ser caridoso com todos!

    ResponderEliminar