quarta-feira, 8 de julho de 2009

Crónica, apelo, desabafo - o que lhe queiramos chamar


Hoje, fala-se muito nos Jovens e no seu afastamento da Igreja. Critica-se os que estão e os que passaram… Daqueles que nunca vieram, nem se querer se fala. Tenhamos consciência disto: se criticamos, significa que conseguimos fazer melhor que aquele que lá está. Ou… deveria ser assim!

Hoje, criticamos, sem dó nem piedade, os Jovens. Nós, esses mesmos Jovens, escutamos mas não aceitamos nem acreditamos no que nos dizem. Revoltamo-nos internamente, connosco próprios, porque se estas críticas existem, é porque a nossa função não está a ser cumprida verdadeiramente. Porquê?! Acusam-nos de querermos outras coisas, de termos outras prioridades e preocuparmo-nos apenas com o prazer. Mas, na realidade, o que não temos mais é tempo para descansar de uma semana intensa de trabalhos e estudos. Apesar dessa franca falta de tempo, continuamos com a mesma actividade na paróquia, com o mesmo desempenho, só que em muito, muito menos tempo. Devido à sua natureza, os Jovens são assim, sempre prontos: nunca viramos a cara à luta! Pode estar a acabar o Mundo, pode estar a cair uma tempestade terrível ou estar tudo virado do avesso… nada nos demove do nosso objectivo. Ninguém nos faz frente! Às vezes somos chamados de arrogantes (e um sem fim de outras difamações...), mas é a nossa maneira de ser. Achamos que podemos mudar o Mundo e que é no nosso tempo que vamos acabar com o que está mal na sociedade: fomes, guerras, desigualdades, pobrezas… envolvemo-nos num sem número de acções, sem esperar o reconhecimento de ninguém. Estamos porque acreditamos que este é o caminho certo. E no final, não há nada como chegar ao fim do dia e sentir “Foi pouco, mas fiz algo para mudar a vida de alguém”. É nisto que reside a essência de um Jovem. O dar sem receber… O fazer bem sem olhar a quem…

Isto é muito mais que um apelo à comunidade para que apoie, incondicionalmente, os Jovens e todas as suas iniciativas... É um desabafo de quem se vê na obrigação de fazer ver a todos que os Jovens são muito mais que uns prazenteiros que não fazem nenhum… Têm asas para voar, desde que não venham os caçadores e disparem tiros contra eles e os abatam. Têm pernas para andar, desde que não venha um carro e os atropele. Têm boca para falar, desde que possam expressar-se livremente. Têm tudo o que o Mundo precisa, se o Mundo os deixar viver…!

Nota: este texto foi escrito já lá vão uns tempos (14/01/08), acabada de chegar de uma acção de solidariedade com um Amigo do Grupo de Jovens e com um sem número de críticas no bolso - a transpirar de indignação por causa disso...

3 comentários:

  1. Gosto mt de ler os teus textos... interpretas bem a realidade. muito bem dona vanessa, conta com o meu apoio para a construçao do blog.. mas n te esqueças, eu nao escrevo.. lol
    Bjs da lucy!!

    ResponderEliminar
  2. ola,o que realmente acontece é que as paroquias ja nao dao respostas aos jovens ou entao as respostas que dao ja naos os satisfazem á bastante tempo e entao sao os jovens os culpados,nao!padres,diaconos ectc ja nao tem resposta para os jovens nem para os adultos.em relaçao ao que falas ao calarem os jovens a cortarem as pernase braços isso é bem real so que a igreja nao reconhece isso!vai haver sempre quem os queira calar e tudo mais.volto a dizer a igreja nao dá resposta satisfatoria as ecessidades de hoje,nao ensina os jovens a agir sobre o manual do fabricante.ler a biblia nao resolve nada mas ler e praticar tras muito sucesso é esse o segredo nao somente ouvintes mas praticantes.enquanto ate os presidentes de jovens de muita paroquia nao levarem Deus a serio tambem nao vao mostrar isso aos outros,toleram tudo,fazem vista grossa a tudo so para os jovens nao se afastarem mas jesus diz para fazermos a nossa opçao ou continuamos a viver como o mundo vive ou vivemos á maneira de Deus e o levamos a serio.é com razao que muita gente nao se liberta de vicios,costumes e muita coisa que lhes faz mal,deus tem soluçao para isso e nao é mentiroso mas da boca de padres presidentes de paroquis diaconos e bispos nunca se sabe soluçoes para tais problemas e depois reclamam que se afastam e que vao para outras igrejas das quais os senhores dizem cobras e lagartos mas aonde os jovens estao felizes realisados e com soluçoes que nunca encontraram antes!

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Lucy, muito obrigado =)

    Já sabes que sim, preciso sempre dos teus "conselhos artísticos" (eu Arte, não percebo pevas! MESSMOOO - há testemunhas xD).
    Não escreves?! Oh! Pelo menos comentários...

    =)

    ResponderEliminar