sexta-feira, 26 de junho de 2009

À boleia!

Ahahahah!

Andar à boleia pode ser muito engraçado! :)

Ontem, para chegar a casa, apanhei TRÊS! Parece que estou no fim do mundo mas não, é na porta ao lado :P Como não é hábito deslocar-me desta forma, pus-me a pensar nas coisas (como de costume)... Em final de ano lectivo, vem mais que a propósito o assunto "Boleias":

Após alguns momentos de reflexão, ainda "à boleia", vieram-me à lembrança alguns colegas que fazem desta forma de viajar, o seu modo de vida... E depois pensei, mas quantos serão os alunos que enchem as belas das nossas Universidades/Politécnicos/coisas-dessas, a chegar ao fim dos anos de curso, à boleia?!
Sejam auxiliares de memória (vulgo, cábulas), frequências by "SACO" (Sociedade Anónima de Cábulas Organizada - que consegue o impossível! Descobrir as perguntas que os professores puseram nos ditos papelis...), seja a imensa simpatia de alguns colegas (fofinhos!!) que fazem trabalhos aos outros (mesmo os individuas!) só mesmo pelo prazer de ajudar ou a imensa burrice de outros que trabalham para si, acabando por rebocar os outros, o que é certo, é que há milhares de estudantes "à boleia" por esse Mundo fora. Qualquer forma lhes parece lícita e susceptível de experimentação, desde que não tenham que se esforçar muito.

Há ainda uma "nova geração" que chegou à conclusão que assim é possível chegarem a patamares muito mais superiores... Estes são aqueles pobres coitados que toda a vida estudaram, estudaram, estudaram e continuam a estudar e que, a cada dia que passa, vêm os ditos colegas passarem-lhes a frente com uns pequenos papéis nas mãos, pessoas que não se esforçam minimamente e que passam mais tempo nos "copos" que a ouvir o professor. É de ficar indignado, pois!

Isto não é educação nem coisíssima nenhuma... Estas boleias são capazes de não levar a bom porto, mas que até agora têm feito milagres em alguns, isso é inegável! Entram nas universidades e acabam os cursos sem esforço, enquanto outros, esfolam-se até às últimas consequências para conseguir qualquer coisa. É o ensino que temos... Como dizia Alguém, "no Superior é assim! Eu sei, estive lá, vi as coisas por dentro".

Entretanto as minhas boleias conduziram-me ao local mais ansiado de toda a semana: i´m at home :) e very happy!

4 comentários:

  1. bom eu confesso que no ensino superior nao conheço nada bem esses casos,so me lembro que no secundario existiam casos assim mas que no fim do ano acabavam por dar mau resultado por causa dos exames nacionais porque ai era quase impossivel copiar e as notas de quem durante o ano copiava eram bem diferentes ou seja muito mais fracas.no ensino superior eu nao sei se agora se pode fazer os exames que dao maiores notas a copiar sem muita dificuldade.mas o que penso pelo menos falo por mim isso nao lhes vai ajudar nada quando sairem.em relaçao as cunhas isso sempre vai haver e sempre existiumas duvido que seja mesmo pelos alunos,talvez pelos pais terem cunhas ou coisas do genero,mas nao tenhas duvidas que ao serem maus profissionais isso vai mexer no interior das pessoas de uma maneira que nunca é boa e os danos muito menos.

    ResponderEliminar
  2. Tenho que discordar, caro Anónimo (o mesmo do post anterior...! pois). Qualquer nota boa, conseguida mesmo ilicitamente, dá uma grande ajuda a quem a consegue. Num tempo em que de desemprego muito se fala, acabar um curso com uma média superior à média dá sempre jeito... Não importa como, interessa é conseguir. E esses, cabuladores profissionais, são sempre os primeiros (a conseguir). Cunhas! Isso é uma realidade inegável. Existem e pronto. Contra elas, nenhuma arma é válida...

    Por outro lado, tem razão quando fala nos maus profissionais... Todo o que é, sabe-o bem. Sente-o na pele talvez! Digo eu que se sentirá abalado nas suas estruturas. Mas quando vejo certas coisas, hmm, parece-me que têm uma casca tão dura, tão dura, que nada lhes entra, nem mesmo os erros que prejudicam pessoas...

    ResponderEliminar
  3. cara vanessa o que eu nao sabia e lhe perguntei e se um estudante universitario consegue acabar o curso inteiro á custa de cabulas,a senhora ja me deu a resposta que é sim.mas nao sabia que era possivel.agora se eles vao ser maus profissionais e se isso nao lhes afecta com certeza que o devem aos seus pais que os ensinaram assim pelo menos em muitos casos,mas olhe que quem normalmente é mau profissional no trabalho tambem o é em muita coisa pessoal acredite se quisr

    ResponderEliminar