terça-feira, 10 de novembro de 2009

Virtualmente partilhando

Hoje dei por mim a pensar (realmente) num sentimento que me costuma revolver muitas e várias (!) vezes por semana, por dia, por hora... Trata-se, nada mais, nada menos que de Saudade - palavra que só os portugueses encontram no seu dicionário mas que, independentemente da designação, em todo o lugar se conhece.

Não se vê, não se toca, não compra, não se vende, nem se troca. Sente-se e aumenta com a distância e com o tempo… Mesmo quem tem nervos e sentimentos de aço não lhe consegue escapar! J

Ter Saudade é sentir falta. Ter Saudade, é sentir muita falta… da Família, dos Amigos, das nossas coisas, dos espaços, de momentos passados aqui ou acolá, com esta ou aquela pessoa, em determinado momento… Saudade. Tentamos enganá-las através do telefone, da net, remexendo em fotografias, pequenos escritos, viajando em pensamento… Dizemos coisas bonitas, escrevemos outras tantas que, invejosas das falas meigas, se alinham para serem lidas por quem, do outro lado, sente o mesmo. Dedicamos momentos, demonstramos afectos, partilhamos vidas, mas tudo, “virtualmente”… Deixou de se abraçar, de se beijar, de se tocar, de se estar, de se fazer conversa com o olhar, de se amar verdadeiramente. Muitas vezes, não passam de ocas letras... nada correspondendo à realidade. Andamos abraçados às letras a pensar que são pessoas! Ah... O que se vive, em grande parte deste tempo virtual, nada mais é que efémero, apenas e só enquanto dura a ligação. Não há uma presença real na história do outro…



Dizem que estamos numa Aldeia Global (e é bem verdade! Não se pode estar cinco minutos incontactável...). Tenho Saudade da "Idade da Pedra", do tempo em que tudo era mais autêntico, mais sincero, mais natural, mais presente mas, ao mesmo tempo, a anos-luz de distância. Tenho muitas Saudades...

4 comentários:

  1. Já somos duas então. a ter saudades.. sinto que os telefonemas, o msn, as novas tecnologias nem sempre chegam para matar saudades dos amigos. pelo menos não é a mesma coisa.. não ha nada como um olhar, um abraço..
    o problema é que por vezes estamos tão formatados para estas amizades alimentadas pelas tecnologias, que quando temos oportunidade de dar esses abraços, e esses olhares que dizem tudo, eles custam a sair, e são tão mais dificeis de espressar..
    Falo por mim, claro ;)

    Beijo*
    D. (agora passo a assinar assim os coments :P)

    ResponderEliminar
  2. Querida D,

    Não podia estar mais de acordo contigo... Por mais sms que troque, por mais tempo que fale ao telemóvel, por mais horas que passe no MSN, nada chega aos calcanhares de um grande e forte abraço! NADA!! Mas, por outro lado, às vezes é impossível manter algumas amizades sem as tecnologias. Estás a ver a cena da distância?!:( [A PaN também é um cadinho longe =P]

    Depois, quando finalmente chega a altura de podermos trocar todos os "toques", ficamos acabrunhados e "sem jeito" para manifestar os nossos afectos. Acontece-te a ti, a mim e talvez a muito (boa) gente! Parece-me que vamos perdendo o jeito à coisa com a falta de prática =P

    Podíamo-nos juntar mais vezes e ir pondo a matéria em prática! =)

    ResponderEliminar
  3. este comentario merece ser assinado pelo meu proprio nome :P porque o que esta escrito é a pura verdade! um aperto de mao ou um beijo é igual a um ola virtual? na verdade se diz muitas vezes por mesnsagens ou por internet o que nao se consegue dizer e se dizia antes na cara da propria pessoa.
    mas o lado positivo que a carissima trata nao é esse e tambem nao é disso que vou falar.
    é claro que qualquer pessoa em normal pensamento sabe muito bem que é muito melhor estar com os amigos pessoalmente do que gastar tempos e tempos a falar com eles por internet.
    mas porque nao o fazem?
    nao posso falar pelos outros,falo por mim que em outros tempos dei interesse a mais ao falar por internet do que estar mais vezes pessoalmente na presença de algumas pessoas.
    e de facto bem mais valia ter estado com as pessoas pessoalmente.
    as pessoas tem falta de um abraço,de um sorriso de uma conversa pessoal,de muito mais convivio ao pé das pessoas.
    agora só fica aqui um conselho,façam tudo com verdade e transparencia na maior sinceridade porque de contrario que se prejudica sao voces proprios e nunca os outros.
    por ultimo este comentario esta muito mal escrito :P estou de passagem e muito á pressa desculpa qualquer coisinha carissima dona do blog :P

    ResponderEliminar
  4. Por falar em saudades...há muito tempo que não vejo a menina :p

    grande beijinho

    ResponderEliminar