quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Humor e Ironia

Embora haja quem confunda ironia com sentido de humor, uma não tem nada a ver com o outro. Por ironia, rimos dos outros enquanto que pelo humor conseguimos rir de nós mesmos. (...)



Ter sentido de humor é possuir o dom de ser cómico e fazer os outros rir com aquilo que, aparentemente, não é divertido nem tem uma graça especial. Implica um olhar atento sobre as coisas, as pessoas e os gestos e alguma elaboração mental. Não se trata de observar uma realidade divertida mas de a interpretar de uma forma divertida.

Para quem tem o sentido de humor, tudo é motivo de divagação e é extraordinário ver como estas pessoas fazem a diferença na nossa vida. Ter um amigo particularmente inspirado, que nos diverte e faz rir a propósito de tudo e nada ajuda a viver a vida com mais alegria e leveza. É um verdadeiro privilégio poder contar com pessoas iluminadas e divertidas entre os amigos.
Já a tendência para a ironia é completamente diferente e deixa um desconforto enorme. E, muitas vezes, um sabor amargo e a sensação de que nada do que fazemos ou dizemos está certo ou é valorizado pelos irónicos militantes.

Ao contrário do humor, a ironia despreza, exclui e condena. Parte sempre de uma presunção de superioridade e, também por isso, se revela insuportável. O humor traz compaixão e aceitação, enquanto a ironia traz descrença e rejeição. A ironia fere, o humor cura.
Por tudo isso e porque todos nós já tivemos a tentação de fazer ironia, vale a pena lembrar todas e cada uma das vezes que fomos alvo de olhares e frases carregados dessa mesma ironia. E resistir à tentação de fazer aos outros aquilo que nos magoa.

Laurinda Alves

2 comentários:

  1. o humor tambem pode ser cruel,podes rir de alguem de forma cruel,que tambem pode magoar de forma muito,muito profunda.a heronia pode tambem ser comica e fazer com que nao se magoe ninguem e até a propria pessoa vitima de heronia ache graça.um outro lado das coisas.

    ResponderEliminar
  2. A Laurinda é uma autêntica senhora. É um exemplo de vida para mim.

    Beijinhos
    André Lopes ;)

    ResponderEliminar