domingo, 9 de agosto de 2009

Aprender com...

Atenção, atenção! Convidada à vista...! Volta o Aprender com..., hoje em forma de reflexão. Quem nos faz debruçar sobre este assunto tão sério e que a tanta gente preocupa é a Rita, a minha querida cachopa! =) Sempre a rir e a fazer rir os outros, companheira dos bailaricos (xD), das grandes noites de verão, das viagens a França e de mais um batalhão de coisas, o que mais a preocupa são as pessoas e os animais e a forma como são tratados. Apesar de "menina e moça", já tem muito para nos ensinar. Ora vejam lá se não:

APRENDER COM...
(DES)EQUILÍBRIO GLOBAL

Kevin Carter, Sudão, 1 de Março de 1993


O motivo pelo qual escolhi esta imagem, deve-se ao facto de ser uma pessoa que não se choca com qualquer coisa e que gosta daquilo que é real e não de ver o mundo aos coraçõezinhos.

Kevin Carter, o fotógrafo que ganhou um prémio Pulitzer em 1994, com esta fotografia, mostra-nos o horror vivido noutro continente.
Devo dizer que se suicidou meses depois de ter tirado a fotografia, pois foi bombardeado com a pergunta “Então e depois, o que aconteceu à criança?”. Condenado por uns, aplaudido por outros, na minha opinião limitou-se a mostrar ao mundo de como o valor de uma vida humana, pode mudar vertiginosamente de um continente para outro. Mas também porque os jornalistas eram advertidos a não tocar nos famintos, pois poderiam contrair doenças.

A imagem, retrata a espera pacientemente do abutre, para atacar o corpo em agonia da criança sudanesa.
Desde que esta fotografia começou a aparecer em capas de revistas e de jornais, chamou a atenção do mundo para o problema da fome na África.
No fim de contas, são fotografias com este impacto que fazem abrir os olhos ao mundo. Pode parecer desumano, mas é a realidade…


Rita Naifax

2 comentários:

  1. As crianças de portugal tambem precisam muito!

    ResponderEliminar
  2. Para mim, uma das fotos do milénio. Bom texto, Rita! Beijocas grandes para as duas.

    ResponderEliminar