domingo, 5 de julho de 2009

Aprender com...

Domingo é domingo e o Aprender com... está de volta.

Hoje, um pouco mais, digamos, erudito. A grande culpada é a Lúcia! =) Esta rapariga é uma autêntica caixinha de surpresas: para além de uma grande Amiga =), ela toca viola, maravilhosamente (e mais uma dúzia de instrumentos!), pinta, desenha, é uma óptima aluna e, como se não bastasse, ainda consegue ter tempo para a prática de voleibol, escalada e karaté. No futuro, quer ser arquitecta (ou médica :P)... E vai no bom caminho! Sempre muito simpática e solícita, aceitou prontamente o convite e o resultado foi este:

Exploração Inconsciente, óleo sobre tela - Lúcia Pedro


Escolhi o tema da "Exploração Inconsciente" pois é minha preocupação a sustentabilidade da Terra e o modo como ela está a ser explorada, tendo apenas em vista questões económicas. Preocupa-me e achei por bem fazer uma pintura, de certo modo, interventiva.

Os elementos que coloquei no quadro têm parece-me, uma interpretação interessante: as torres que se encontram ao lado do homem simbolizam bancos, logo actividade económica e financeira; O homem está vestido de modo a parecer um homem de negócios, daqueles que só pensam em ganhar mais e mais dinheiro, não se preocupando com mais nada à sua volta; O planeta Terra está a substituir a cabeça do homem. Basicamente, quero demonstrar que o Homem só pensa na Terra quando envolve ganhos monetários, não se preocupando com a sua preservação ambiental.

Na escolha das cores tive a preocupação de as relacionar com estados de espírito de modo a que o quadro tivesse um efeito mais forte e expressivo. No fundo utilizei um azul escuro, deixando a notar-se as pinceladas e fazendo uma gradação azul/cinzeno de modo a caracterizar a frieza, a depressão e a monotonia dos Homens face à Terra. O fato do homem de negócio foi mantido a preto porque este está associado ao silêncio, maldade, poder e miséria, que é o efeito da sua actividade com a Terra. A gravata vermelha, pois o vermelho significa e denota a força, o vigor e o dinamismo com que o homem lida com a Terra, mas numa perspectiva negativa. Nas torres limitei-me apenas a fazer uma representação do real. Finalmente, a Terra, que coloquei no centro da tela (utilizando cores reais), uma vez que está no centro do assunto em questão.

Este quadro pretende ser uma "chamada de atenção" para a forma inconsciente como se está a fazer render a Terra. Estaremos a ir na direcção certa?!

Lúcia

Nota: as cores utilizadas na tela poderão não corresponder totalmente à realidade, na foto acima. Mais uma coisa: deixo o desafio ao excelentíssimo senhor Presidente :P e, também, ao senhor Conservador: digam de vossa justiça, afinal são os mestres nestes assuntos! =)

1 comentário:

  1. Fico de boca aberta, realmente não paras de surpreender a rapaziada, não sou um grande expert na matéria mas parace-me muito bem. Não sei se tens mais pinturas mas seria muito interessante iniciares a divulgação, se for preciso ajuda cá estou eu. Beijinho Lúcia vai em frente e olha não mostres à tia pode ela não gostar, estava a brincar, mais um beijinho.
    O outro chefe.

    ResponderEliminar