sexta-feira, 10 de abril de 2009

Jesus, Homem de Coragem

Sexta-Feira Santa, 10 de Abril de 2009

Neste dia tão importante do calendário católico, o tempo é de jejum, silêncio e oração. Celebra-se a Paixão e Morte de Jesus. Respeitando esta "efeméride", não se celebram Eucaristias em nenhuma igreja do Mundo.

É uma data em que relembramos o sofrimento que Jesus Cristo padeceu, durante três horas, pregado na cruz. Mesmo assim e apesar de todo o poder que detinha, quis ser um de nós de verdade... Com todas as fraquezas que temos. No meio de tanto sofrimento, conseguimos ver o Amor que tem pelos Homens, dando a Sua Vida para que pudéssemos viver. Que fazemos nós para homenageá-Lo? De que vale tamanho tormento? Jesus é e será sempre, um Homem de coragem, aquele que carregou toda a Humanidade nos seus ombros e nada pediu em troca.



Muitas vezes sentimo-nos frustrados e desanimamos facilmente, quando nos deparamos com um qualquer obstáculo... Parece que vai ser o fim do mundo! Cada vez que nos cai uma pedrita no caminho, ficamos perdidos, sem saber o que fazer. Se, de cada vez que isso acontece, nos lembrássemos deste Senhor que Se dá por nós, oh! como seria tudo um mar de rosas. O sofrimento que temos não é, nem nunca será, uma milésima daquele que padeceu o Filho de Deus. Devemos venerar o Seu Corpo e Sangue e não nos abandonarmos à falta de Fé (e valores...!?) que parece persistir na sociedade.
Como dizia Fernando Pessoa, "Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...". Como o poeta, devemos aprender a caminhar diferente, com cada pedra que cai na nossa vida...

5 comentários:

  1. Partilho contigo um poema maravilhoso e simples que pretende reflectir a 12ª estação de uma Via sacra. O seu autor é o Mário Cláudio: «O madeiro estende-se até às nuvens da tércia hora. Insultado pelo fel e o vinagre que te oferecemos, inclinas para nós o fulgor da paz. E a vida que nos trazes, Senhor,chama-se "sempre", e só dela nos sustentamos.»
    Gosto muito de olhar, adorar, o crucificado de braços abertos no madeiro desejando abraçar quem dele se aproxima, quem pode alguma vez temer um Deus que nos espera num encontro marcado pelo AMOR. Bjs. Fr

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente nem sei o que dizer. Fiquei encantado com o texto. Tão poucas palavras, mas que tanto dizem...Fez-me reflectir...
    Obrigado amiga...
    muitos beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  3. É o Amor... O AMOR! Nada mais simples. E é isso que Jesus nos ensina pregado no "madeiro" que se estende "até às nuvens da tércia hora". Apesar de todo o mal que Lhe causámos, Jesus Cristo dá-nos o Tudo e o Sempre. Tudo temos e para Sempre...

    Este Senhor que hoje viamos na Cruz, tem esse poder sobre nós André: faz-nos reflectir nas nossas atitudes e na Vida que levamos. Fico contente que Ele te tenha tocado com o seu braço de Amor... Só tens que Lhe agradecer a Ele!

    =)

    ResponderEliminar
  4. olha cabeça de ventuinha nada pediu em troca?entao segue jesus com os teus pecados preferidos com faltas de perdao e guerrinhas e vais ver se Jesus anda a bem contigo.se dizes o contrario fazes Deus e a biblia mentirosa.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 13:30... As suas parcas palavras revelam uma mão cheia de sarcasmo! Aposto a minha vida no facto de, mesmo com os meus pecados todos, Jesus andará, hoje e sempre, de bem comigo. Duvida disso?! Há que abrir os olhos do coração... A confiança vence tudo!

    ResponderEliminar