sexta-feira, 10 de abril de 2009

Jesus, exemplo de HUMANIDADE

O Aprendisses acompanhará, com especial dedicação, as celebrações do Tríduo Pascal. Tentarei por-vos a par dos acontecimentos, do passado e do presente, do mundo de hoje e do mundo de ontem...

Quinta-Feira Santa, 9 de Abril de 2009

Estamos, de facto, a viver a Páscoa! Entre os acontecimentos que ocorreram nos últimos momentos de Jesus Cristo entre nós, está o momento da Instituição da Eucaristia. Ao mesmo tempo, foram também instituídos o sacerdócio ministerial e o sinal de serviço, marcado pelo Amor que é a verdadeira entrega. Neste contexto situa-se o Lava-Pés, rito litúrgico celebrado na Missa da Ceia do Senhor, símbolo maior da humildade de Jesus.


No tempo de Jesus era um trabalho humilde, desempenhado por escravos. Era de tal modo humilhante que, não raras vezes, era designado como castigo pessoas que cometiam algum delito.
Nas nossas igrejas, esta cerimónia do Lava-Pés não se trata (apenas) de uma encenação: o padre imita Jesus num gesto concreto. Assume o compromisso de estar ao serviço da comunidade, para que todos alcancem a salvação, à semelhança Dele.

Ao lavar os pés aos seus discípulos, Jesus “humilhou-se”, fez-se pequeno com os mais pequenos… Quis que compreendêssemos que mais importante que os títulos que carregamos, mais importante que o dinheiro que temos, mais importante que o nosso estatuto social ou grau académico, mais importante que tudo isso, é termos a capacidade de entrega total aos outros, no Amor atento e incondicional.

Bom seria que lhe conseguíssemos seguir o exemplo…

2 comentários:

  1. «Lavar os pés» daqueles que cruzam os nossos passos, pés cansados, magoados, mesmo feridos... pés que ferem e que fogem correndo... grande missão que só um coração que conhece o significado amor é capaz de reinventar em cada dia, gesto de Cristo que os seus amigos precisam reaprender como lição quotidiana.
    Muito belo este post. Bjs. Fr

    ResponderEliminar
  2. Como Ele, devemos também ter essa capacidade: "Lavar os pés", ajoelharmo-nos diante dos que trazem nos pés a dor e o sofrimento de um coração trespassado pelas teias da desesperança... Pagar com Amor o ódio, o desânimo, a mentira, o interesse, a falta de Fé. O Amor é moeda de troca para tudo! Mais, o Amor é o leve fardo que todos podemos carregar, desde o mais jovem e irreverente até ao mais maduro e experiente.

    =)

    ResponderEliminar