quarta-feira, 8 de abril de 2009

A(s) Rosa(s) e o Mundo

Para não defraudar as expectativas do André, não queria começar mais este post com “Hoje”, já que iria revelar uma grande falta de criatividade. No entanto, não sei de uma palavra diferente para melhor descrever o momento presente, o dia que vivemos, o instante em que as coisas acontecem, o agora… enfim, o Hoje (alguma sugestão?!! =] )

Ora então… HOJE, ofereceram-me uma rosa (é uma flor despretensiosa que aprendi a gostar e muito!). Numa outra ocasião, os papéis inverteram-se… e nesse dia, escrevi sobre o assunto:

Ontem [19 de Março] ofereci uma rosa. Hoje [20], voltei ao local onde a tinha deixado… Voltei a olhá-la. Desta vez, foi um olhar demorado, elaborado, sem pressas ou ideias abstractas. Fixei-me, simplesmente, na rosa. Houve, no entanto, um pensamento que se fez notar: porque é que o Mundo está tão cheio de tão poucas rosas?

Aquela rosa, oferecida naquele momento, não era apenas um “levo porque fica bem”. A singeleza daquele gesto, quis vincar o sentimento de amizade, amor, ternura, carinho, bem-querer, “propriedade do coração”… Foi um gesto simples no sua acção, mas a sua génese está para além do que vêem os olhos. Para o ver, seria necessário abrir as portas dos olhos do coração. Só assim e mesmo assim, poderia ser complicado. No entanto, o sentimento é de tal forma sentido que foi, à partida, entendido inteiramente. Gostei…!

Aquela simples rosa quebrou o gelo, fez dilatar o calor dos sentimentos e aumentar a cumplicidade e a confiança. Nunca me vou esquecer do olhar de admiração pela rosa… A gratidão exposta no olhar meio escondido, o silêncio a transbordar de sentido… Saborosos, é assim que podem ser descritos estes momentos. Não é à toa que lhe conheço as manias ;) Conheço e pronto. Também conhece as minhas, apesar de bem disfarçadas que elas são. Conhecemo-nos! Somos Amigos… Mais que isso! Cúmplices =)

Bom seria que o Mundo fosse empestado por rosas destas… Por gestos singelos, mas cheios de significado. Por amor… Quanto a mim, o ingrediente essencial rumo a um Mundo melhor! =)

Assim que recebi a minha rosa, pensei nisto... Ainda acrescento: bom seria se nos disponibilizassemos a estar, a querer porque o outro quer, a andar para ajudá-lo, a ser corajoso para o outro não temer... Aí sim! As coisas seriam diferentes, melhores e muito mais simples :) Esta até eu, Aprendiz(eca) acerto!!

E está tudo dito...
=)

4 comentários:

  1. Pelos vistos as rosas curam... corpos enfermos e almas que se lavam... bendito seja Deus por ter criado as rosas e a beleza que transportam, porque elas são muitas vezes, auto-estradas de encontro e comunhão.
    Bjs. Fr.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que não precisamos de evidências científicas... Consegui(mos) provar que as rosas têm poderes sobrenaturalmente terapêuticos! :) Só têm coisas boas: trazem sorrisos, colocam marcos de propriedade no coração, aproximam, criam laços (inquebráveis)… Fazem-nos sentir! Mais do que a Ser, ensinam-nos a Sentir… tão essencial nestes dias que vivemos.

    Tão bom poder caminhar lado a lado nesta "auto-estrada de encontro e comunhão".

    Obrigado pela visita =)

    ResponderEliminar
  3. Que a tua vida não tenha nuvens, mas se tiver que sejam como o perfume de rosas.

    ResponderEliminar
  4. Como eu gostava que assim fosse... Hoje particularmente, o meu céu está carregado de nuvens. Deveras negras. Carregadas de lágrimas a quererem saltar...

    A precisar de uma rosa para "lavar a alma"?!Talvez... (quase de certeza). Falta-me uma rosa e um abraço.

    Agradeço-lhe o carinho :) e retribuo os votos: que a sua vida não tenha nuvens e, se por acaso elas aparecerem, que sejam como o perfume de rosas.

    =)

    ResponderEliminar