sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sexta-Feira 13 - SORTE ou azar??



Adoro as sextas-feiras 13!! Ahahahah =)
São dias em que até o mais distraído do comum dos mortais não consegue acabar o seu dia sem ouvir a palavra "superstição". Ele é no jornal, na revista, na internet, em todos os telejornais... Xih!
Parece que deriva do latim superstitio que significa "o excesso" ou "o que resta e sobrevive de épocas passadas". Em qualquer um dos casos, quer significar "o que é alheio à actualidade, o que é velho". Os Romanos, do alto da sua inteligência passaram a usar esta palavra para designar a observância de cultos arcaicos, pagãos, que iam contra as normas da religião oficial do tempo. No meio de toda esta estória surgiu o culto do número 13 que varia de acordo com as ideologias e culturas de um país...
A crença que o 13 seria um número de má sorte parece advir do facto de Jesus Cristo ter sido crucificado a uma Sexta-Feira e, na Sua Última Ceia, partilharem a mesa 13 pessoas: Ele e os 12 Apóstolos.
Porém, os entendidos dizem existir mais versões, nomeadamente, as que provêm de lendas nórdicas. Conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, o espírito do mal e da discórdia, compareceu à festa sem ter sido convidado e montou uma escaramuça tal que Balder, o favorito dos deuses, acabou por morrer. Daí veio a ideia de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa [esta teoria vem consolidar a anterior, da Última Ceia... Mais vale prevenir que remediar :P Convida-se sempre mais um!]
Segundo outra lenda, a deusa do Amor e da Beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao Cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a reunir-se em todas as sextas com outras 11 bruxas acompanhadas pelo Satanás... Os 13 ficavam a rogar pragas aos Humanos (Cuidado!! Eles andem aí :P).
No entanto, estas ideias são analisadas com diversos pesos e medidas! O mesmo algarismo, é entendido de formas muito diferentes em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - em que é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos optimistas baseia-se no facto de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), número de uma sorte afortunada.
  • Na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os templos hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda.
  • Na China, os dísticos místicos dos templos são, não raras vezes, encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas.
  • Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa (ahahah é daqui que vêm as insígnias do Benfica :P)
Agora desculpem-se no azar...!! xD

[Retirado daqui e daqui]

Sem comentários:

Enviar um comentário