sábado, 24 de janeiro de 2009

Paciência...!

Segundo a sabedoria popular, a Paciência é uma virtude… Uma pessoa paciente é aquela que consegue esperar sem desesperar, sabendo que mais tarde ou mais cedo, as coisas acontecem. No dicionário Paciência é a “capacidade de suportar males, incómodos e dificuldades com tranquilidade; resignação; persistência; perseverança.

Cá para mim, vivemos constante espera: esperamos pela hora do almoço para fazer uma pausa, esperamos pelo autocarro/comboio/metro/outro-meio-de-transporte-qualquer, esperamos que o telefone toque, esperamos um e-mail do outro lado do Mundo, esperamos pelo sorriso de quem vive ao nosso lado, esperamos a chegada de entes queridos, esperamos pela hora da marcação no dentista, no cabeleireiro, na sala de espera do centro de saúde… Enfim! Somos (im)pacientes por natureza…

Por outro lado, há quem espere pela morte… Hoje vi um homem assim. Impressionou-me. Lembrei-me de todos os homens e mulheres que fazem da sua Vida esta espera… Esses, são os mas pacíficos e pacientes de todos! Esperam e nunca desesperam. Vivem um dia de cada vez, com o objectivo de conseguir acordar no próximo… E não, não estão contrariados. Ficam simplesmente à espera…

Estaremos condenados a viver na espera ou na Esperança?!?

1 comentário:

  1. no meu dicionario pessoal dix assim:paciencia nao é a faculdade de esperar ate algo acontecer é sim ter uma atitude sabia enquanto se espera! a espera da morte diz voce bem e nao se engana estive no domingo em um lar de idosose foi desolador,esperam pela morte e ainda por cima a sofrer com problemas de saude,com magoas profundas bom quem por la passou com olhos de ver e coraçao aberto sabe.ja dizia jesus no fim de um livro da bilia nao sei ao certo mas acho que é o de joao nnos capitolos finais.quando eras jovem andavas por onde querias fazias o que querias,hae chegar a hora que alguem te levará para aonde nao queres por isso vai e apascenta as minhas ovelhas.bom que frase tao verdadeira e que dá tao de frente com a realidade estremece-me o coraçao.nao,mas eu tenho de as dizer aqui,os pais passam fome para criar os filhos alguns ficam pobres porque lhes lhes dao todos os bens e depois vai para o lar que é aonde me das menos preocupaçao!tambem é verdade pais passaram muito para os criar mas sempre tiveram feitio de cao sempre picaram e asucrinaram netos sempre se meteram com as noras,percebo que haja mt revolta dos filhos mas falo dos casos em que nao ha.muitas vezes varios filhos pagam em grupo a conta mensal do lar e vivem na boa vida sem querer saber dos pais.tambem sempre se disse os teus filhos vao-te fazer o mesmo.bom nao me vou alongar mais.caros filhos mais velhos ganhem vergonha nessa tromba e façam pelo menos uma vez uma atitude digna na vossa vida acolham vossos pais com amor!

    ResponderEliminar