quarta-feira, 31 de agosto de 2011

JMJ Madrid 2011




A partir do momento em que Bento XVI anunciou em Sidney que em 2011 as Jornadas Mundiais da Juventude se realizariam em Madrid, foi imediato o pensamento: “Eu tenho que ir!”. E tinha mesmo :) Não podia ficar de fora deste “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé” que, por sinal, não poderia ter sido mais bem escolhido já que desde início, as JMJ puseram à prova a firmeza daqueles que nela quiseram participar: os banhos de água fria (gelada!), o imenso calor, as enchentes originadas pela presença de dois milhões de jovens na cidade, os (longos) percursos a pé, as filas de espera para as refeições e, finalmente, a escassez de sombras e a tempestade em Cuatro Vientos. Não obstante, vimos uma multidão imensa de jovens que não arredaram pé e se mantiveram firmes e fiéis à presença de Jesus Cristo.


Em Cuatro Vientos, onde estiveram entre 1,5 e 2 milhões de Jovens.

Os Jovens Portugueses em Cuatro Vientos, já se pressentia a tempestade.

"Esta és la Juventud del Papa" - Grito que se pôde ouvir milhares de vezes em Madrid.

É impossível ficar indiferente a este Deus que nos congrega desta maneira e nos permite a vivência de momentos de tão grande intensidade e intimidade com Ele. Durante esta semana, pudemos vê-Lo em cada olhar e em cada povo, escutá-Lo em cada idioma e em cada música, senti-Lo em cada pequeno toque de quem connosco partilhou o seu sono, o seu sorriso, o seu tempo, o seu cansaço e a sua oração.
Durante esta semana deixámos de lado as nossas igrejinhas e fizemos parte de uma Igreja Universal, jovem e entusiasta, cheia de esperança, alegre e contagiante, impregnada de uma Fé avassaladora – que, infelizmente, não se vê todos os dias.
Foram muitos os momentos marcantes durante esta semana, mas saliento o Encontro dos Portugueses, em que pudemos estar mais uns com os outros e com os nossos Bispos. Ficou demonstrado que a Juventude em Portugal está de pedra e cal e que se pode contar com ela para a dinamização da vida das Comunidades. 


No Madrid Arena, com 10 000 Peregrinos Portugueses, num "Mar de Esperança".

Esta vivência tão intensa lado a lado com Nosso Senhor permite-nos agora, olhar para o futuro de uma maneira renovada, com os olhos de quem (já) não se sente sozinho. Correndo o risco de usar uma frase feita e vulgar, umas Jornadas Mundiais da Juventude não se explicam nem por estas nem por outras palavras - sentem-se e transformam-se em memórias inesquecíveis para guardar dentro, no Coração. 

1 comentário: