domingo, 20 de dezembro de 2009

Aprender com...

Mais vale tarde que nunca, lá diz o povo... Ao fim de algum tempo de paragem, o Aprender com... volta ao activo! :) A ilustre convidada de hoje é a Ana, outra Amiga cá de dentro... São muitas as coisas que partilhamos (e outras nem tanto =P), uma delas, a profissão e o gosto pela Enfermagem. Esta menina aguenta-me os disparates, as teimosias, as conversas sobre nada e as dissertações sobre tudo, até as resmunguisses... tem uma paciência de santa e um coração eennooorrrmmmeee!! :D No entanto, tem um defeito horrível: é do Sporting... enfim, não podia ser perfeita!! =) Preocupada com as pessoas e as suas coisitas, traz-nos uma doença dos nossos dias... Convosco:

APRENDER COM...

A DEPRESSÃO


Hoje em dia, e cada vez mais, se ouve falar de várias doenças que até há um tempo atrás muita gente nem reconhecia como sendo verdadeiras doenças, que realmente afectavam a vida de muita gente. Um dos grandes exemplos é a depressão, que é considerada uma grande causadora de incapacidades, mas que provavelmente ainda há bastante desconhecimento acerca da mesma.

A nossa personalidade, a maneira como encaramos a vida, tem por vezes grande influência na forma como reagimos quando nos deparamos com qualquer das muitas adversidades e contrariedades que a vida nos apresenta. Por vezes, nem sempre somos capazes de lidar positivamente com algumas dessas contrariedades, não conseguimos encará-las como uma oportunidade em aprender algo de novo.
É quando isto acontece que pode muitas vezes surgir a depressão, quando as pessoas se sentem tristes com elas próprias, quando não têm confiança nas suas capacidades, essencialmente quando pensam demasiado no passado e temem o futuro.


Qualquer pessoa, a determinado momento da sua vida vai experimentar sentimentos de tristeza, de vazio, não se vai sentir bem consigo próprio. Apesar de ser normal que isto aconteça, deve-se ter especial atenção quando estes sentimentos se arrastam no tempo, quando o indivíduo já não é capaz de dizer qual foi a última vez que se sentiu realmente satisfeito consigo e com os outros, quando começa a pensar que não se enquadra no mundo que o rodeia. A depressão, apesar de ser uma doença bastante debilitante, ainda é vista como uma doença provocada pelo próprio indivíduo. Mesmo até para o doente, é muito complicado admitir que necessita de ajuda e que não consegue lidar com os seus problemas sozinho, uma vez que o doente se culpabiliza pela sua situação. Isto agrava ainda mais a depressão, já que o doente é incapaz de procurar ajuda, arrastando a doença por muito tempo.

Assim, torna-se então fundamental que a sociedade evolua, que se mudem mentalidades, e que se deixe de culpabilizar as pessoas que sofrem de depressão, que se passe a admitir que esta é uma doença extremamente desgastante a todos os níveis, quer seja a nível físico, psicológico e até mesmo social.

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário