quinta-feira, 6 de agosto de 2009

DEBATE: Touradas, sim ou não?

Em noite de (mais uma) corrida de toiros no Campo Pequeno, e porque estamos a meio da temporada tauromáquica, nada melhor que trazer este assunto à vossa consideração em forma de Debate:


TOURADAS...



SIM??

NÃO??

Digam então de vossa justiça... Todos ao mesmo tempo não né, ordenada e ordeiramente =P Sintam-se à vontade!!

16 comentários:

  1. Sou contra touradas. Só gosto quando o touro bate no toureiro, mas mesmo assim acho que matar o pobre animal é algo que me incomoda. É algo que se faz desnecessário. Por esses motivos sou contra.

    ResponderEliminar
  2. Caro Sérgio,

    Sabia que os touros bravos são criados unicamente com este fim?! Claro que não acho bem andar-se a matar o probre do animal só porque sim, mas...

    ResponderEliminar
  3. Cara Aprendiz,

    os pobres animais são mortos. Quando isso acontece é sucesso do toureiro. Mas quando o touro mata o toureiro é barbarie. Vai entender... haha

    ResponderEliminar
  4. eu gosto de andar a tourada com a vanessa :P

    ResponderEliminar
  5. Sou obrigada a concordar... Em Portugal não se matam os touros nas arenas. Isso acontece em Espanha! Cá os touros que ficam "em bom estado", são levados para o campo de novo ou, na maioria das vezes, para as largadas e garraiadas.

    Ainda ontem houve um forcado que foi para o hospital com problemas no braço. Tive pena, claro! Ao touro ninguém o leva para lá :P

    ResponderEliminar
  6. Oh meu caro Anónimo!! Sempre de moleta na mão eu bem tento toureá-lo, mas ultimamente anda difícil heim?! xD

    Eu gostava mesmo era que nos desse a sua opinião (sériaaa!): sim, não? Massacre, espectáculo?!

    ResponderEliminar
  7. ai ai pronto :P voce nao me pode é agarrar pelos cornos :D agora a opiniao: acho que devia ser como em espnha o touro é morto na arena e assim diminiu-se o sofrimento do animal.agora que é um animal que morre tambem é verdade mas assim perdia-se a grande arte que é a tourada ainda que muitos nao a vejam assim.

    ResponderEliminar
  8. A minha posição em relação às touradas é totalmente contra... Não sei como é que pode ser chamada de cultura. Cultura é algo que contribui para o crescimento de nosso carácter e da nossa inteligência. Mas como é que uma barbaridade violenta, sangrenta e cruel pode contribuir para isso, uma vez que a violência é a negação da inteligência?

    Lúcia (é em anónimo mas identifico-me sempre...lol)

    ResponderEliminar
  9. so porque a vanessa me pediu pa dar a minha opiniao...eu sou sincera nao gosto de touradas...o animal a sofrer, o toureiro a espetar lhe aquelas cenas nas costas...é horrivel...imaginem se fssem voces??nao sei como é que aa pessasapreciam o espetacuo...eu acho que nao é nada bonito...

    ResponderEliminar
  10. Vou ter que discordar Lúcia... Os trajes e os "instrumentos", os movimentos, a arte de tourear, os conceitos, a forma e o sentido de fazer as coisas são parte uma cultura, algo que pertence ao povo e é um pouco da sua identidade.

    Aquelas cenas nas costas chamam-se bandarilhas Caty! O que as pessoas apreciam é todo o conjunto de situações que permitem aos toureiros a cravagem dos ferros. É todo um ambiente que se vive em torno de touros e cavalos, os preparativos, a fé, o respeito, a bravura, a vontade, a raça de homens e animais que concorrem lado a lado...

    ResponderEliminar
  11. Se vires alguém a tratar mal um cão na rua imagino que repreendas essa pessoa, agora os touros não!
    Incoerências

    ResponderEliminar
  12. Caro Anónimo (16h10), não prestou a atenção devida ao meu primeiro comentário... Mas vá, se formos pensar assim dessa maneira tão "radical", deixamos de ter à venda frangos, porcos, vacas, cabritos, peixes... podemos sempre passar a ser vegetarianos. Opções!

    ResponderEliminar
  13. Touradas é fazer do sofrimento de um animal um espectáculo.. Vale sempre a pena ler a letra da música Tourada do Fernando Tordo, está lá o espírito todo da Tourada, apesar desta música servir para outras touradas.

    ResponderEliminar
  14. Em relação ao comentário de Aprendiz... que tal dobrar todos esses fantásticos atributos das touradas e passar a usar rinocerontes? Que bravura a daquele capaz de enfrentar um rinoceronte na arena! Ou mesmo voltar aos combates de gladiadores se queremos honra a sério? Que tal pedirmos a um toureiro que tente ludibriar um leão com uma capa? Se a resposta a todos os acima for não, então vamos ter de nos perguntar se não escolhemos o touro por ser resistente aos vários cortes e por ser facilmente enganado. Esses toureiros não são assim tão bravos, pois não?

    ResponderEliminar
  15. Não devemos misturar alhos com bugalhos caro Anónimo (05/10/10)... Uma coisa são touradas, outra, completamente diferente, permita-me, são esses eventos e alterações de que fala. Convido-o a consultar literatura específica na área da tauromaquia! ;)

    ResponderEliminar
  16. O ponto alto do futebol e' o golo. Na tourada e' o cravar das bandarilhas!!! Pode isto divertir-me?

    ResponderEliminar