Em noite de (mais uma) corrida de toiros no Campo Pequeno, e porque estamos a meio da temporada tauromáquica, nada melhor que trazer este assunto à vossa consideração em forma de Debate:
TOURADAS...
SIM??
Digam então de vossa justiça... Todos ao mesmo tempo não né, ordenada e ordeiramente =P Sintam-se à vontade!!
Sou contra touradas. Só gosto quando o touro bate no toureiro, mas mesmo assim acho que matar o pobre animal é algo que me incomoda. É algo que se faz desnecessário. Por esses motivos sou contra.
ResponderEliminarCaro Sérgio,
ResponderEliminarSabia que os touros bravos são criados unicamente com este fim?! Claro que não acho bem andar-se a matar o probre do animal só porque sim, mas...
Cara Aprendiz,
ResponderEliminaros pobres animais são mortos. Quando isso acontece é sucesso do toureiro. Mas quando o touro mata o toureiro é barbarie. Vai entender... haha
eu gosto de andar a tourada com a vanessa :P
ResponderEliminarSou obrigada a concordar... Em Portugal não se matam os touros nas arenas. Isso acontece em Espanha! Cá os touros que ficam "em bom estado", são levados para o campo de novo ou, na maioria das vezes, para as largadas e garraiadas.
ResponderEliminarAinda ontem houve um forcado que foi para o hospital com problemas no braço. Tive pena, claro! Ao touro ninguém o leva para lá :P
Oh meu caro Anónimo!! Sempre de moleta na mão eu bem tento toureá-lo, mas ultimamente anda difícil heim?! xD
ResponderEliminarEu gostava mesmo era que nos desse a sua opinião (sériaaa!): sim, não? Massacre, espectáculo?!
ai ai pronto :P voce nao me pode é agarrar pelos cornos :D agora a opiniao: acho que devia ser como em espnha o touro é morto na arena e assim diminiu-se o sofrimento do animal.agora que é um animal que morre tambem é verdade mas assim perdia-se a grande arte que é a tourada ainda que muitos nao a vejam assim.
ResponderEliminarA minha posição em relação às touradas é totalmente contra... Não sei como é que pode ser chamada de cultura. Cultura é algo que contribui para o crescimento de nosso carácter e da nossa inteligência. Mas como é que uma barbaridade violenta, sangrenta e cruel pode contribuir para isso, uma vez que a violência é a negação da inteligência?
ResponderEliminarLúcia (é em anónimo mas identifico-me sempre...lol)
so porque a vanessa me pediu pa dar a minha opiniao...eu sou sincera nao gosto de touradas...o animal a sofrer, o toureiro a espetar lhe aquelas cenas nas costas...é horrivel...imaginem se fssem voces??nao sei como é que aa pessasapreciam o espetacuo...eu acho que nao é nada bonito...
ResponderEliminarVou ter que discordar Lúcia... Os trajes e os "instrumentos", os movimentos, a arte de tourear, os conceitos, a forma e o sentido de fazer as coisas são parte uma cultura, algo que pertence ao povo e é um pouco da sua identidade.
ResponderEliminarAquelas cenas nas costas chamam-se bandarilhas Caty! O que as pessoas apreciam é todo o conjunto de situações que permitem aos toureiros a cravagem dos ferros. É todo um ambiente que se vive em torno de touros e cavalos, os preparativos, a fé, o respeito, a bravura, a vontade, a raça de homens e animais que concorrem lado a lado...
Se vires alguém a tratar mal um cão na rua imagino que repreendas essa pessoa, agora os touros não!
ResponderEliminarIncoerências
Caro Anónimo (16h10), não prestou a atenção devida ao meu primeiro comentário... Mas vá, se formos pensar assim dessa maneira tão "radical", deixamos de ter à venda frangos, porcos, vacas, cabritos, peixes... podemos sempre passar a ser vegetarianos. Opções!
ResponderEliminarTouradas é fazer do sofrimento de um animal um espectáculo.. Vale sempre a pena ler a letra da música Tourada do Fernando Tordo, está lá o espírito todo da Tourada, apesar desta música servir para outras touradas.
ResponderEliminarEm relação ao comentário de Aprendiz... que tal dobrar todos esses fantásticos atributos das touradas e passar a usar rinocerontes? Que bravura a daquele capaz de enfrentar um rinoceronte na arena! Ou mesmo voltar aos combates de gladiadores se queremos honra a sério? Que tal pedirmos a um toureiro que tente ludibriar um leão com uma capa? Se a resposta a todos os acima for não, então vamos ter de nos perguntar se não escolhemos o touro por ser resistente aos vários cortes e por ser facilmente enganado. Esses toureiros não são assim tão bravos, pois não?
ResponderEliminarNão devemos misturar alhos com bugalhos caro Anónimo (05/10/10)... Uma coisa são touradas, outra, completamente diferente, permita-me, são esses eventos e alterações de que fala. Convido-o a consultar literatura específica na área da tauromaquia! ;)
ResponderEliminarO ponto alto do futebol e' o golo. Na tourada e' o cravar das bandarilhas!!! Pode isto divertir-me?
ResponderEliminar