quinta-feira, 28 de maio de 2009

Orgulho & Preconceito


Todo o orgulho acarreta um preconceito.
Poderia ser uma frase de um qualquer escritor famoso, mas fui só eu que escrevi... a propósito de um dos meus últimos trabalhos de pesquisa (sobre casamentos e uniões de factos, eticamente falando).

O tema prometia e levou-me a um mundo diferente: o mundo dos homossexuais e afins. Com o passar do tempo, do ler e reler páginas (sem fim aparente), constatei que existe um universo paralelo que, provavelmente, nunca nos demos conta... Os homossexuais estão em todo lado! Parecem quase uma praga (com todo o respeito). Ele são associações, ele são (milhentos) blogs de e para eles... até uma espécie de hi5 têm! Quanto a mim, está na "moda" ser homossexual (é cool e as miúdas gostam...).

Entretanto, deve-me ter passado alguma coisa: seja qual for o conteúdo do blog, a primeira coisa que escrevem é "... e sou gay/lésbica". Ouvi dizer também, que tinha a ver com um tal de "orgulho gay". Mmmm! A história começa a ganhar contornos gigantescos...

São homossexuais, sim. E depois!?? Andam-se sempre a queixar que são discriminados e a primeira coisa que fazem é dizer que são diferentes? Óh minha gente, vamos lá a ver uma coisa: não ando para aí a gritar os quatro ventos "ah e tal, sou heterossexual!". Poupem-me! E depois querem ter os mesmos direitos... Assim devem chegar longe, sim sim!

Só falta agora essa informação ser disponibilizada no Cartão Único (CU)... Fica a sugestão ao Executivo!

Uma ressalva: aparentemente, este post poderá, se lido levianamente, passar uma ideia errada da minha ideia. Para desfazer dúvidas: não me faz absolutamente diferença nenhuma existirem relacionamentos homossexuais! O que faz, é este teatro todo da afirmação que leva a extremos...

14 comentários:

  1. o ser humano com ser incompleto, tem a mania de gozar com tudo o que e diferente. Estudos e documentários referem que a homossexualidade não e exclusiva dos seres humanos e alem disso, existem outras coisa que deviam ser gozadas e mudadas, como a palhaçada dos governos e da politica de fantoches que existem a mais de 20 anos em Portugal. Aumentem o nível de vida e deixem os seres humanos amarem que quiserem e sem medo. a felicidade e que interessa.

    ResponderEliminar
  2. Normalmente quando deixo comentários neste blog é basicamente para "abrir guerra" com os outros comentadores.. Neste caso, não me parece ser necessário.. Estou totalmente de acordo com o senhor que comentou este blog em primeiro lugar. Vem no seguimento daquilo que eu defendo, a total liberdade. E o máximo respeito pela liberdade dos outros. As pessoas têm é que ser felizes, desde que para isso não prejudiquem ninguém.
    Mas vejo que a autora do post ainda não deixou de lado as amarras.. Devia de se soltar mais, não ter tanto medo das palavras!! Vejo algum preconceito no post!! Mas o mais importante é que começa a existir alguma abertura de espírito!!

    Cumprimentos

    Valter Marques

    www.esquerdismosliberais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Filipe: não tive a intenção de gozar, como tu dizes... Cada um tem o direito à diferença e é ela que acarreta a riqueza cultural e politico-ideológica a que assistimos. O mais importante é a felicidade, isso é ponto assente.
    O que de facto me faz alguma confusão é esta necessidade que os homossexuais têm de firmar a diferença. Andas, porventura, a apregoar por aí a tua orientação sexual??

    Quanto a ti Valter, abre "guerra" com quem quiseres :)
    Medo das palavras?! Pois claro... Se tivesse, não abordaria assuntos polémicos como este. Sabes bem que não tenho "papas na língua"!!
    Não leste com atenção a ressalva, pelo que te relembro: "não me faz absolutamente diferença nenhuma existirem relacionamentos homossexuais! O que faz, é este teatro todo da afirmação que leva a extremos...".
    Faço-te a mesma pergunta que fiz ao Filipe... Tens essa necessidade?!

    ResponderEliminar
  4. Achas que os homossexuais são respeitados?? têm os mesmos direitos?? quando se sabe a sua orientação sexual não são olhados de lado? são estas coisas que os movem!! se eles fossem tratados da mesma forma isto não seria necessário!!

    Valter Marques

    ResponderEliminar
  5. Pergunto-te: e porque não são respeitados? Porque não têm os mesmo direitos? Porque são olhados de lado?
    Não é por serem homossexuais!! É sim porque todo e qualquer comportamento que não se enquadre nos valores e normas vigentes na sociedade é olhado com "desconfiança" e preconceito. Punks, dreds, góticos e afins, não são olhados de lado também? E esses, não andam para aí com teatros...

    Há que dar tempo ao tempo. A Democracia não se fez (nem faz) toda num dia! Qualquer sociedade necessita do seu tempo para assimilar novas formas de estar. Olha o que aconteceu com os divórcios! No início, todo o divorciado era "mal falado". Hoje em dia, é completamente banal e já ninguém liga a isso...

    Levanta-se aqui ainda outra questão: serão só os homossexuais a ser discriminados? Não haverá também um pouco de discriminação em sentido contrário?

    ResponderEliminar
  6. aprendir, esta e pra ti.
    primeira nao deves julgar as pessoas. segunda, escreves isso pk nc foste posto de parte, ter falado mal de ti, ou mesmo gozado contigo por alguma decisao que tomaste na vida. terceira os homosexuais sao descriminados todos os dias, sendo eles cidadães normais pk n serem iguais em direitos e deveres ??????

    Filipe Marques

    ResponderEliminar
  7. efectivamente fico pasmado com estas "guerras" com tantas coisas importantes que à no mundo para discutir, tantos problemas para resolver,efectivamente acho que cada um tem e deve ter a sua orientação sexual, se quero ter os mesmos direitos tambem devo ter as mesmas obrigações, já experimentaram a andar "caladinhos" e a fazerem a sua vidinha com quem querem e bem entendem e pararem de "chatear" quem tenta levar uma vida dita normal pelas regras da sociedade que nos rege actualmente, por isso è que eu acho que este mundo nunca mais anda, penso que todos têm o direito de lutar por aquilo em que acreditam no emtanto não queiram impor ao proximo aquilo que só a "eles" diz respeito por enquanto, olhem e se fossemos todos para África ajudar quem mais precisa, se calhar era um bom inicio para começar a ser olhado de outra forma, ou iniciar u projecto para apoio aos mais carenciados, dá muito trabalho não è, e alem do mais a malta não aparesse nas televisões. vamos todos fazernos à vida e deixarmo-nos de telenovelas, e demagogias de trazer por casa. um grande abraço

    um gajo que está farto disto tudo

    ResponderEliminar
  8. Filipe...

    Não estou a julgar ninguém directamente. Estou a julgar uma atitude que, a meu ver, não faz grande sentido (relembro-te, a excessiva afirmação da orientação homossexual).

    "...escreves isso pk nc foste posto de parte, ter falado mal de ti, ou mesmo gozado contigo por alguma decisao que tomaste na vida." - parece que não me conheces!! :( Ou então, esqueceste-te muito depressa... Tu também participaste nessas "aventuras". Mas adiante que o assunto não é esse!

    Concordo plenamente quando dizes que os homossexuais são discriminados todos os dias e que deviam, sendo cidadãos normais, ter os mesmos direitos e deveres. Já tinha dito antes! Mas, se são cidadãos iguais aos outros todos, iguais a ti e a mim, porquê tanto alarido?!? Porquê tanto folclore, tanto dar nas vistas, tanto querer ser o centro das atenções??! Era isso que gostava de saber... É só essa atitude que acho reprovável!

    ResponderEliminar
  9. "Punks, dreds, góticos e afins, não são olhados de lado também? E esses, não andam para aí com teatros..."

    Aprendiz.. eles são punks, dreads, góticos e afins porque escolhem ser!!
    n lhes está nos genes.. são formas de estar na vida.. e eles têm os mesmos direitos que todos os outros (se forem hetero).. os homossexuais nao!! eles nascem homossexuais.. n escolhem e acho muito bem k façam alarido e folclore para acabar c estas diferenças de tratamento!!
    Uma pergunta directa : concordas com os casamentos homossexuais?

    Valter Marques

    ResponderEliminar
  10. Tal como o escolhem ser Valter ("punks, deds, góticos e afins"), há homossexuais que também escolhem... Não fui eu que inventei! Houve alguém entendido na matéria que o disse (não te consigo citar fontes, mas li em qualquer lado aquando da pesquisa para o tal trabalho que desencadeou toda esta "guerra").

    Não penso assim... julgo que só vão acarretar "ódios" da parte da sociedade. Quanto a mim, a principal razão do "estado de sítio" que vivemos em relação à homossexualidade.

    Uma resposta directa: depende. Quando ao casamento civil, nada a opôr. Pela Igreja, não. Porquê?! Vai à Bíblia e procura no Livro dos Génesis, nos primeiros capítulos!

    E tu, concordas sempre e em qualquer circunstância?

    ResponderEliminar
  11. mas é k nenhum homossexual quer casar pela igreja.. eles querem é casar pelo civil para terem os mesmos direitos dos casais hetero!! apenas!!
    O casamento religioso (que eu espero ter) não trás nenhum direito a ninguem.. n é o casamento pela igreja que vais alterar no teu B.I. o teu estado civil..
    apenas isto!!

    ResponderEliminar
  12. Não querem?! Então e os homossexuais católicos, aquele grupo que até peregrinações a Fátima faz?(aconteceu no sábado passado!). Não viste o Prós e Contras de há uns tempos...

    Uma pergunta: então e as uniões de facto e a legislação existente para elas ficam aonde?? É com vista a estabelecer esses direitos que foi criado o "estatuto"...

    ResponderEliminar
  13. A autora do texto qer escrever é seria mas nao deixa de mandar sempre uma piada estupida como aquela do cartao unico.ainda por cima mete os homosexuais todos no mesmo saco como se todos tivessem o mesmo pensamento e desse a conhecer a sua opçao sexual da mesma maneira que os outros homosexuais.um pouco mais de maturidade nao?

    ResponderEliminar
  14. Anónimo das 23:13,

    Fico deveras agradada com a constatação da minha seriedade. No entanto, permita-me descordar: não era uma piada estúpida; não coloquei os homossexuais todos no mesmo saco - volto a relembrar que este post incidia sobre aqueles senhores e senhoras que têm a necessidade de "gritar aos quatro ventos" a sua orientação sexual e fazer todos os teatros/circos que fazem.
    Aconselho-lhe a leitura atenta dos comentários anteriores.

    Quanto à maturidade... Ao menos tenho-a em valores suficientes para trazer estes assuntos ditos polémicos e, muitas vezes, tabú, para a "praça pública". Desafio-o ao mesmo!

    ResponderEliminar