terça-feira, 26 de maio de 2009

Bebés-cobaias

Isto só visto (na íntegra!):


Reality show com bebés agita Alemanha antes da estreia (RTL)

O programa ainda não estreou mas a polémica atravessa a sociedade alemã e vai dar origem a um debate televisivo ainda antes da primeira emissão em Junho. (...)

Durante quatro dias e quatro noites, quatro casais de adolescentes vão receber um bebé de carne e osso para cuidar e as câmaras filmam tudo para que o público (adulto? adolescentes?) veja a dificuldade de tratar 24 horas por dia de um ser indefeso e dependente. (...)


A maioria dos críticos - entre pediatras, políticos e activistas dos direitos das crianças - diz que os bebés vão sofrer um stress indesejável que pode deixar sequelas; e questionam a ética de usar seres humanos tão indefesos para fazer audiências.


A Associação de Mães de Família diz-se "horrorizada como a colocação das crianças em situação de risco", os representantes da Igreja Protestante afirmam que se está "a pisar a linha de forma flagrante", a comissão parlamentar para a infância refere uma "instrumentalização irresponsável das crianças".

Mas a RTL defende-se com as precauções "técnicas" tomadas e alega que presta um serviço público ao passar uma mensagem contra a gravidez na adolescência."Os pais estavam lá durante toda a gravação e isso vê-se no próprio programa. (...)

Os pais divertiram-se imenso e querem contratar alguns dos jovens como babysitter", disse Franz Rendez, porta-voz da RTL, ao jornal Der Sipegel.O canal de TV diz que há mais pedopsiquiatras e médicos no programa do que em qualquer infantário ou creche, mas a polémica parece não baixar de tom.
(...)

E isto, é educação?!?

2 comentários:

  1. Realmente não à condições, só faltava mais esta, acho que isto só tem comparação à peudofilia, porque não passa disso, com a gravidade de os páis serem coniventes com a situação, como è que è possivel estes pàis não estão bem, temos que aprender com os erros dos outros.
    Sargento chefe

    ResponderEliminar
  2. Tenho que discordar num ponto, caro Sargento Chefe: não podemos comparar esta "experiência" com a pedofilia... São coisas distintas, apesar de, se levadas ao extremos, poderem provocar (talvez) o mesmo tipo de vivências, enquanto acontecimentos traumatizantes e stressantes.

    Não percebo bem a atitude destes pais, sinceramente... Talvez até perceba: estamos em crise e tal e o dinheiro que amealharão com este programa pode vir cobrir algumas despesas e permitir outras tantas regalias.
    Cá em casa nunca se poria a hipótese de eu, enquanto pequena e indefesa bebé, servir de "boneco" nas mãos de uns qualquer adolescentes, para uns quaisquer gigantes da comunicação social ganharem milhares de euros...

    Aposto que como pai de família, nunca deixaria um dos seus pequenos participar numa coisa destas. Estou certa?!?

    =)

    ResponderEliminar