terça-feira, 19 de maio de 2009

"Ai coitadinhos..."


Num tempo em que pôr a mão na cara de uma criança é crime, acho que devíamos repensar a forma como se educam as crianças... Antigamente, o respeito aos pais era tanto, que um simples olhar bastava para resolver o assunto (se bem que nessa altura, a educação era demasiadamente rígida e os filhos não tinham direito sequer a abrir a boca). Quanto a mim, uma palmada na hora certa, nunca fez mal a ninguém... Os "novos pais" andam com a mania que são liberais. Depois dá nisto:
Hoje em dia, "coitadinha da criança" se se levanta a voz; "Não lhe faças isso!" se se tenta ensinar modos minimamente decentes; "Deixa-a ir brincar!" se é preciso pôr a mesa; "Tanto peso!" se têm que carregar durante cinco minutos uma mochila com dois livros; Se tem trabalhos da escola para fazer, "ai coitadinhos tão sobrecarregados...". Esta sociedade quis dar tantos direitos que acabámos por cair no ridículo! Prova disso, são os empertigados "Magalhãezinhos" que andam por aí a cirandar, com o belo do seu nariz muito empinado. Cada vez que vou ao supermercado, deparo-me sempre com situações do tipo "MÃAAEEE! Quero aquilo... Não dás?? Então 'tá bem, vou dizer ao pai. Castigo?! Pfff... Só se for com TV e a playstation!".
Ah se voltássemos umas décadas atrás...!

24 comentários:

  1. "Prova disso, são os empertigados "Magalhãezinhos" que andam por aí a cirandar, com o belo do seu nariz muito empinado"

    Gostava de perceber o que é que isto prova?? certamente que há umas décadas atrás não os teríamos, mas graças a Deus que há alguém que não quer ficar agarrado ao passado.
    Em relação ao conteúdo do post concordo em grande parte, mas "jamais" voltar à educação dos anos 60 ou 70.

    Valter Marques

    www.esquerdismosliberais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Caro Valter,

    Não digo que não seja importante a informatização da nossa educação! No entanto, julgo que, com as medidas tomadas pelo Governo de Sócrates, caímos no ridículo... Com o excesso de liberalismo que se tem visto, chegámos ao ponto de todos os miúdos (a partir dos 6 anos) terem um pc.

    Por um lado, é óptimo, lá diz o povo que "de pequenino é que se torce o pepino!". Por outro, parece-me um "incentivo" à cada vez maior dependência dos computadores (como se ela não fosse já um dos grandes problemas infanto-juvenis!)... Não é nada benéfico e pode acarretar muitos problemas, nomeadamentente do ponto de vista da saúde (com o sedentarismo que pode originar doenças cardiovasculares, por exemplo).

    Numa coisa concordo contigo: voltar à educação dos anos 60/70, atrevo-me a dizer, NUNCA!

    =)

    ResponderEliminar
  3. Realmente, ès capaz de ter razão, mas para min os magalhãezões são muito piores, tambem sou apologista da palmada na hora certa, páis continuem a fazer as vontadinhas todas aos vossos filhos, e depois daqui a 40 ou 50 anos eles agradessem-lhe, "espetam" convosco em um lar particular, e finalmente livram-se de vóz.
    e nã me venham com as desculpas de que têm que trabalhar os dois, que a vida está dificil, só me apetece bater em certa gente, acho que para estas pessoas não nascerem a lei do aborto devia de ter sido criada à 40 anos atrás, que Deus me perdoe, prometo que me confesso.
    realmente algumas pessoas estão preocupadas em fazer o mundo um pouco melhor para os seus filhos, mas não estão preocupadas em fazer os seus filhos um pouco melhor para viver nesse mundo, como podemos ter melhores filhos se os páis já não são grande coisa. Arranjem 4 ou 5 filhos fique um em casa a cuidar deles, e fassam-se à vida, rezem, vivam em comunidade não sejam invejozos, e como diz S.Paulo sejam CARIDOSOS. Hoje estou revoltado apetecia-me dizer mais mas não temos tempo, e não se esquecam: VOTEM MEP deixem-se dos esses e dos cês, MEP è que está a dar
    e pronto já desabafei.
    Estejam atentos porque «o outro chefe» tem disto muitas vezes.

    ResponderEliminar
  4. Excelentíssimo senhor Anónimo,

    TEM TODA A RAZÃO! Era disso mesmo que estava a falar, do facto dos pais de hoje atenderem a todos os caprichos dos pequenos... Se, neste momento, os lares de terceira idade já estão a "abarrotar", como será daqui a 10, 20, 30 anos?? Em vez de estarem a cuidar dos pobres pais, nessa altura estarão à frente do computador!

    É isso, os pais preocupam-se em mudar o Mundo dos filhos, mas não os filhos do Mundo. Não têm consciência que sem filhos com mentalidades diferentes, não daremos passos em frente...

    Estamos sempre aqui para ler os seus desabafos! Sinta-se em casa ;)

    =)

    ResponderEliminar
  5. E agora que estou melhor, no que diz respeito ao magalhães, muito sinceramente e sou um leigo na matéria, tenho falado com muitos miudos e com muitos páis, a opinião è unanime deixa muito a desejar, primeiro deveriam colocar as escolas cim as devidas condições, e depois então dar estes rebuçados, mas o pais não vai para a frente com magalhães.
    «o outro chefe»

    ResponderEliminar
  6. E agora que já desabafei, cá vai. tenho falado com muita gente e a opinoão è geral com papas e bolos se enganam os tolos iiiiii!. Não a sério è verdade aquela coisa não vale nada. senhores iluminados o pais não vai para a frente com isto saim dos gabinetes e trabalhem. E nõ se esquecam votem MEP Laurinda Alves para a Europa, qual nóe Europeus qual carapuça somos Portugueses e dos bons. um beijinho
    «o outro Chefe»

    ResponderEliminar
  7. Estas conversas deixam-me boquiaberto!!
    Em primeiro lugar não são os filhos dos anos 60 e 70 que agora têm os pais no lar?? penso que sim.. logo penso que nao será a educação o factor determinante para decidir se se fica em casa a tomar conta dos pais ou se os metemos num lar!! isso é uma visão bastante redutora.. Penso que muitos filhos gostariam de ter os pais em casa, mas é completamente impossível.. e não se deve criticar isso..
    Graças a DEus que existem os lares!! O mal está na fraca qualidade dos lares, isso sim.. mas isso a culpa já não é dos filhos.

    Mas temos visões diferentes em relação às questões da educação!! Ficará pra outras alturas!!

    Valter Marques

    ResponderEliminar
  8. Outro Chefe,

    Concordo! Em vez de modernizarem "de mais" o método de ensino, deveriam ter começado por equiparem as nossas escolas: não se gastariam metade dos fundos e o efeito poderia ser (bem) melhor.

    Quanto ao Magalhães, disse-o e reafirmo-o! Não é uma ferramenta indispensável de trabalho às crianças... Para piorar a situação, está cheio de erros de português! Assim então, é que não vamos a lado nenhum.

    =)

    ResponderEliminar
  9. Não percebeste o meu comentário Valter. Eu quis dizer que se já hoje em dia temos os lares cheios de idosos a quem ninguém visita e de quem ninguém quer saber, como será daqui a alguns anos?!?

    O que está em causa não é se os filhos põem os pais em lares! O que está em causa é que muitos, fazem dos lares depósitos de "lixo" e nunca mais querem saber deles... E é isso que estou a criticar, não o facto de haverem pais nos lares. Concordo quando dizes "Graças a Deus que existem os lares!".

    Não percebo o teu ponto de vista em relação à educação vs pôr-os-pais-no-lar. O que a educação vai determinar é a forma como serão tratados os pais! É disso que falo...

    Concordo também que temos visões diferentes! Mas é a "falar que a gente se entende" :)

    ResponderEliminar
  10. Então se antigamente havia uma educação rígida e agora esses filhos abandonam os pais, então certamente não tiveram a educação correcta.. Talvez a rigidez não seja a melhor forma de educar.. visto que não deu grandes frutos.. pode ser que com uma educação mais liberal os filhos aprendam a respeitar mais os pais..
    Certamente que mesmo esses chefes não educam os seus filhos da mesma forma que foram educados.. e Graças a DEus que não..
    Só uma questão: este é o blog oficial da campanha do MEP às eleições europeias??

    Valter Marques

    ResponderEliminar
  11. Quem disse que a rigidez era a melhor forma de educar??? Lá estás tu a dizer coisas que eu não disse... :S Mas será o liberalismo a melhor forma de o fazer?

    O excesso de rigidez fez com que os filhos "deixassem de se preocupar com os pais". Por outro lado, o excesso de liberalismo, vai cair no mesmo... Para tudo há um meio termo! É disso que estou a falar e é essa a ideia que defendo. É do excesso de liberalismo e facilitismo que falo neste post... sim?!

    Claro Valter! Certamente não educarão os filhos da forma como foram educados... Não és tu que falas em evolução??

    Respondendo à tua questão, o Aprendisses é apartidário! Poderá, no entanto, vir a defender alguma ideologia ou corrente de pensamento, se assim o entender...
    Para já, limita-se a ler o que outros querem dizer. Se há tempos me acusavam, sem fundamento, de discriminar comentários, esta é mais uma prova que cada um tem o direito de dizer o que quer e como quer a todos os níveis neste blog.

    =)

    ResponderEliminar
  12. caro valter paresse que nas aulas de portugues nos baldamos. eu não disse que era contra os lares, inclusivamente ajudei a fundar um, e ainda faço parte da direcção desse mesmo lar. no que diz respeito ao MEP, e já que insistes, pois era só uma piada, digote o seguinte e falo de cadeira, tenho tantos anos de politica activa como quase tu de idade e neste momento nehuma força politica me entusiasma e me dá garantias, por isso optei por um movimento civico que ainda por cima è católico, sem quaquer interesse em poleiros, que nem sequer obtem proveitos do estado, e se realmente os católicos que se dizem cátólicos forem coerentes com as suas convicções, vai ter uma excelente votação, a não ser que exista pessoas, leia-se católicos, com dupla personalidade, leia-se com duas caras. e digo isto mesmo a nivel local, o que as pessoas procuram è ...... nem sequer existe nome, procuram tudo menos ajudar os seus concidadãos. E lembrem-se votem MEP, votem laurinda Alves.
    «o outro chefe»
    P.S. Valter um grande abraço, mesmo não concordando com aquilo que dizes acreditar. Mas se è isso em que acreditas penso que deves repensar a tua opinião em relação à Igreja, porque não existem meios Cristãos, ou somos ou não somos. Cristo foi só um e se bem te lembras perdoou-nos a todos, e estamos sempre a tempo de nos arrepender e voltar atrás com as nossas convicções. Outro conselho pensa pela tua própria cabeça sempre.

    ResponderEliminar
  13. Embora chegando um pouco tarde à leitura deste post e aos muitos comentários (sinal de inquietação por temas importantes) tenho também de discordar das muitas opiniões do Valter. Já um pouco veterano parece-me ser absolutamente indispensável para a boa educação e formação um ambiente de disciplina (ambiente propício) e exigência (só isso credibiliza o ser e o saber e supera tanta mediocridade).
    Tenho a dizer ainda que devemos aprender a lição do «Magalhães», da informática em geral, esta só funciona e atinge objectivos com conteúdos sólidos de memória, sem este reduto fundamental é impossível pensar e muito menos bem... hoje verificamos tão pouco saber e interesse, tanta ausência de raciocínio e reflexão, salvo honrosas excepções... vemos como se pode ingressar no superior mesmo abaixo do positivo.
    Falar da educação e do ensino dos anos 60 e 70, por quem nasceu nos finais de 80 é sem dúvida pretensiosismo e ignorância absoluta da realidade. Nesta época e sem saudosismo havia ambiente favorável e credibilidade e garantia no conhecimento ministrado e recebido. Não obstante hoje ter 2 licenciaturas, testemunho a experiência funesta de 1974, 75, 76... sobretudo no tempo do PREC. Recordo: Os profs colocados no final do ano... as passagens administrativas sem verdadeiro conhecimento das matérias... as RGAs (Reunião Geral de Alunos) quase todas as tardes, as aulas de português a comentar Lorca e Pablo Neruda, a doutrinação a partir das experiências sul americanas, quem nesta época não se deixou impressionar revolucionariamente com o «Chove em Santiago», largamente dissecado e comentado... enfim, não fossem as bases e a educação anteriores e ficaria no vazio de ideais, que se viriam a esvazia em formulas de substitutos muito piores que os anteriores (pelo menos tinham obrigação de fazer não diferente mas melhor, muito melhor). Ainda hoje me sinto lesado por esta época e impossibilitado de maiores avanços pois as línguas estrangeiras foram as mais impactadas negativamente...
    Não me parece que qualquer «Magalhães» possa resolver problemas de falta de conteúdos, cultura geral e pedagogias eficazes, mas tão só insultar pais impreparados e crianças seduzidas por brilhos fátuos. A infoinclusão deste modo é mais uma afronta e um contributo para aumentar a legião dos impertinentes do imediatismo, da superficialidade e dos sem valores!
    Questiono-te particularmente Valter. Quem nos devolverá a esperança?

    ResponderEliminar
  14. "outro chefe", tenho a dizer-lhe que não me considero meio cristão ou pouco Cristão.. aquilo que eu acredito é que veio um Homem à terra de seu nome Jesus e que nos deixou um legado, uma série de ensinamentos que devemos seguir...
    Quando falei com umPadre sobre temas ditos "fracturantes" o que ele me respondeu é que Deus nos fez a todos livres e que devemos fazer o que achamos melhor de acordo com a nossa consciencia.. Acha que sou menos Católico por defender que as mulheres não devem ser presas por decidirem interromper a sua gravidez.. Sou menos Católico por achar que é uma injustiça que dois seres do mesmo sexo que se amam não poderem ter uma vida em conjunto.. Na minha opinião não.. "Amai-vos uns aos outros".. Isto sim, é o mais importante..
    Caro José,
    posso concordar consigo quando me diz que o ensino de hoje em dia não presta.. Posso concorddar que o PREC foi dos momentos piores da história de Portugal, foram anos em que Portugal estagnou.. Mas não me venha com essa conversa de que antes do 25 de Abril é que era bom.. Se calhar uma das coisas que poderia melhorar o ensino seria a avaliação dos professores.. mas este parece ser tema tabu pra todos..
    O Magalhães não vai ser solução para todos os problemas, mas não lhe reconhecer mérito não passa de uma cegueira..
    Brevemente serei excomungadoo..
    Ser contra a maiioria é crime!! Mas não se esqueçam do "AMOR".. Amem-se e respeitem-se!!!

    Valter Marques
    www.esquerdismosliberais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Caro Valter, fechar os olhos diante de evidências é não só cegueira perigosa mas quando assumido como atitude é mesmo suicídio. Vejo que concordas com os conteúdos do meu comentário anterior mas não me parece que o tenhas interpretado correctamente, isto porque abordei algumas experiências concretas relativamente ao ensino e às escolas e a resposta veio num sentido absolutamente genérico, és tu que afirmas que defendo: «que antes do 25 de Abril é que era bom». Também gostava que fosses mais claro, como não o viveste e experimentaste o que será que te contaram dele, seria assim esse monstro horroroso, papão mau? Quem te ensinou essa História estaria à altura da clareza e frieza que essa disciplina exige? E cada vez mais?
    Ainda relativamente à «menina dos olhos» do nosso 1º, quais os maravilhosos milagres que vai fazer? Que te parece? Famílias a passar mal mas infoincluídas, sem alimentos necessários à mesa de casa, mas com Magalhães ao colo no sofá... será para distrair da fome?
    Não me parece que venhas a ser excomungado como dizes... Mas talvez devas pensar que o exagerado alinhamento impede uma visão ampla e clara, e depois a liberdade que defendes (e isso é verdadeira virtude) fica sempre refém de outros objectivos e é quase sempre instrumentalizada. A não ser que tenhas objectivos carreiristas, mas prepara-te bem pois para lugares ao sol são «sete cães a um osso!»...é preciso ser-se «cilindro».
    Terminas com o mais importante e fundamental «O Amor», mas qual o seu significado? Que dicionário usas para no meio destas imensas acepções perceberes a sua verdadeira raiz e não as caricaturas de mau gosto que pululam por aí?
    Termino voltando ao início para não desviarmos o essencial, só haverá família, escola e sociedade onde possamos cantar a vida se no ensino não faltar rigor, exigência e disciplina. Porque será que o ensino particular tem estas listas de espera não obstante os valores a pagar? Até sempre...

    ResponderEliminar
  16. Caro Valter, acho que estás a levar as coisas para o final, quando o essencial está no inicio, e quando falo no inicio falo na criação, o nosso Deus fez o homem e a mulher, não me interessa se os fez do barro, e depois costela, ou se descende do macaco, isso è para os iluminados deste tempo, para mim até podiamos descender das pedras da calçada, embora vendo bem alguns até são capaz de terem parentes em algumas calçadas. Mas voltando ao inicio, DEUS depois de criar homem e mulher disse-lhes: «crescei e multiplicai-vos». Ele não disse isto a dois homens, ou a duas mulheres, è nisto que eu acredito, gostava de saber se tambem acreditas nisto, para ver se o nosso bihete de identidade è o mesmo, penso que sabes do que estou a falar, caso não saibas estou a falar da Biblia, e não me venham com as várias interpretações, blá, blá, ou cremos ou não cremos, ou acreditamos ou não acreditamos. quanto as mulheres serem presas, penso que não, elas deviam ser presas era um pouco antes que praticarem o acto sexual, parece-me que a sexualidade de alguns está no meio das pernas quando deveria estar um pouco mais para cima, quanto a duas pessoas do mesmo sexo se amarem tambem penso que não tem qualquer problema, penso è que os páis dessas pessoas deveriam ser dois homens ou duas mulheres, agora esplica-me como è que eles vinham ao mundo? aguardo resposta. quanto a seres mais ou menos Cristão eu tenho que achar nada, isso è um problema que diz respeito sò à tua pessoa, tambem quero acreditar que isso em que tú acreditas não venha nos manuais de catequese da tua paróquia, ou que è isso que transmites aos teus catequizandos. o Padre que te disse que somos livres de pensar aquilo que cremos falou bem efectivamente somos livres, mas na minha Igreja à regras a cumprir, à metas a atingir e essas metas têm regras, têm linhas diretrizes, na minha Igreja não anda cada um como bem quer e lhe apeteçe, porque então não estaria a ser coerente com aquilo em que digo acreditar, se não queremos cumprir essas regras, saltamos fora e a vida continua, mas continua muito coxa, a diferença, está só aqui.
    Valter um abraço, vou rezar por ti, gostava que fezesses o mesmo por mim.

    ResponderEliminar
  17. Caro José,
    eu percebo quando referem que estamos um cair num facilitismo barato.. Mas não percebo então o que será melhor.. se algum facilitismo ou se os miúdos abandonem a escola com 12, 13, ou 14 anos.. Porque se se criam cursos que facilitam é sobretudo para incentivar os alunos a ficarem mais alguns na escola.. alguns alunos a não irem fazer trabalhos de campo com 10 ou 11 anos, que era o que acontecia há 40 anos atrás.. Nós temos dois tipos de ensino.. um mais exigente para aqueles que pretendem seguir uma carreira universitária com formação em ciências, humanísticas ou mesmo em economia.. e depois temos outros cursos que pretendem que os alunos permaneçam o máximo tempo possível no ensino.. Não querendo dizer que as actividades do campo, ou os trabalhos forçados sejam desprestigiantes.. apenas não são para miúdos daquelas idades..
    Ao falar no ensino particular, referindo que tem listas de espera está a querer dizer que tem um melhor ensinoo.. concordo inteiramente consigo!! Mas qual a razão do ensino particular ser melhor que o público?? Apenas uma, os professores!! e o ensino público tem professores muito bons, talvez melhores que no ensino particular, mas nós continuamos a fingir que são todos iguais, que não deve haver discriminação positiva.. Sem a avaliação nunca saberemos quais os melhores..
    Essa sua opinião em relação ao Magalhães é muito limitada.. É a mesma coisa que dizer que enquanto houver uma estrada na minha rua por arranjar não se pode avançar com o TGV.. Achas que não se deve fazer mais nada, simplesmente porque há gente pobre, com dificuldades.. Se Sócrates não tivesse aumentado substancialmente os abonos de família e tivesse criado uma série de apoios familiares, poderia criticar a sua ideia.. Mas Caro José.. o futuro não pode esperar, não podemos ter essa mentalidade!!
    Cumprimentos,

    Valter Marques

    ResponderEliminar
  18. Aumentou substancialmente os abonos de familia?vai dar água ao cão Valter, se há coisas que detesto, são os boys que idolatram os chefes politicos como tú, não te conheço, nem sei quem és? Mas deicha-me adivinhar, és candidado do PS nas próximas Autarquicas.
    Quanto ao magalhães deve ser para rir não? sabias que no Quénia era distribuido o ano passado um igual com outro nome?Claro que não estás mais preocupadoem bajular o teu Socrates, que o filosofo, esse dá volta no tumulo coitado!!
    Quanto ao aborto Valter matar é ou não é crime?
    Sem comentários.
    Vê se tiras as palas que te todam a vista, e lê o ensaio sobre a Cegueira, ou vê o filme, pode ser que as palas te caiam.
    Olexx

    ResponderEliminar
  19. Caro olexx,

    eu não o conheço, embora já tenho percebido que me conhece.. Uma coisa que não gosto é que me ofendam..
    É necessário respeitar as ideias diferentes, as pessoas com outros valores.. Mas já percebi que as tuas ideias são fascistas e é por isso que não aceitas as opiniões diferentes dos outros.
    cumprimentos!!

    Valter MArques

    ResponderEliminar
  20. Olexx,

    Neste blog não se admitem ofensas, nem quanto à pessoa de qualquer um dos comentadores nem quanto a mim. Agradecia que da próxima, tenha moderação nas palavras...
    Para discutir, tem que haver respeito pela opinião do outro e saber escutá-lo (neste caso, lê-lo).

    Serve o presente comentário, única e exclusivamente como aviso...

    ResponderEliminar
  21. Olexx
    Diga-me por favor quando, e onde é que o ofendi.
    Diga-me qual foi a palavra que utilizei que o ofenda.
    Mas pelos vistos quem não gosta das opiniões diferentes é o Senhor.
    QUEM ME OFENDE É O SENHOR QUE ME CHAMA FASCISTA.
    Não o conheço volto a afirmar,como é que se digna a tratar-me por tu, andamos juntos na escola?
    Caro moderador, aonde é que ofendi? Referi literatura reconhecida por todos, dei opinião discordante,disse verdades, e não ouvi nenhuma moderação sua para com esta ofensa proferida por Este projecto de candidato.
    A partir de agora vou-me remeter ao silêncio pois não me merece respeito este tipo de argumentos de que quem critica é fascista? Complexos revolucionários e recalcamentos por resolver parte a parte.~
    Obrigado

    ResponderEliminar
  22. José manuel soares dos santos8 de junho de 2009 às 15:20

    Nunca comentei este blogspot, mas tenho seguido com algum interesse, o que aqui se discute.
    Parece, não tenho a certeza, porque não conheço pessoalmente nenhum dos intervenientes, mas parece que a oderação está algo concionada, porque por aquilo que percebi conhece pessoalmente alguns dos intervenientes.Mas escreve muito bem, os meus parabens.
    Ao ler este titulo, que está a causar tanta polémica, ficaram-me algumas perplexidades e paradoxos.
    Não compreendo algumas das afirmações que aqui são feitas,o bom da democracia é a de que se pode ter opiniões diferentes, sem que se seja punido ou perseguido.
    Eu digo isto para todos os comentadores, do Moderador ao José ao Valter ao anónimo, (da discussão nasce a luz).
    Por exemplo o Valter tem opiniões seguidoras partidárias de acordo com o partido que o apoia.
    Como é um jovem que não passou dificuldades, não conquistou nada foilhe tudo oferecido, sem culpa disso é claro, porque somo nós os mais velhos os culpados deste tipo de situações, os meus filhos são iguais, pois bem é varrido de cima para baixo, o que nós temos que fazer é educar este jovem mostrar o caminho sabiamente e pedir a Deus que lhe ilumine a alma e lhe dê sabedoria, pois vai precisar para estar à frente de cargos publicos exige virtude.
    MAs o Valter tem que ter calma, pois não se pode chamar fascista, só porque se manda tirar as palas, isso é dizer que se está com visão curta das coisas é uma expressão amplamente usada, revela imaturidade da sua parte,mas também acho que o olexx foi um bocado rude, se não conhece o Valter não pode afirmar que o jovem tem visão curta, pode ter em relação à educação mas ter longa em relaçãoa outras, mas enfim as acções ficam para quem as pratica.
    Caro Valter continue mas não se leve por influencias deste o daquele seja o Senhor dono da sua opinião,não siga cegamente o seu chefe, seja leal com sabedoria,e só se ofende a quem a carapuça serve, pelos vistos ficou que nem uma luva.

    ResponderEliminar
  23. Creio que talvez me tenha "excedido" devido à amizade com o Valter, Olexx... A bem dizer, julgo que todos nos excedemos!

    Quanto ao seu silêncio, seria bom repensá-lo. É o debate que nos faz crescer e apre(e)nder novas ideologias e conceitos, sendo que o importante não é pensarmos todos da mesma forma mas sim, a forma como vivemos essas diferenças.

    Volte sempre. Não será excomungado por nenhuma palavra que profira!

    ResponderEliminar
  24. "Como é um jovem que não passou dificuldades, não conquistou nada foilhe tudo oferecido", isto é uma bela frase, dita por alguém que diz que não me conhece. Mas sinceramente a minha vida não interessa rigorosamente para nada.
    Eu aqui defendo aquilo em que realmente acredito. Eu não quero incomodar ninguém, nem quero que se sintam ofendidos, ou que se sintam incomodados quando me tiverem que dar a Santa Comunhão, por isso o melhor será deixar de comentar regularmente este blog, apenas quando tiver de acordo com a maioria.
    Mas este sou eu. Alguém que defende a liberdade e a felicidade individual, desde que nao seja colocada em causa a felicidade e o bem estar dos outros.
    Apenas isto!!

    Valter Marques

    www.esquerdismosliberais.blogspot.com

    ResponderEliminar