quinta-feira, 26 de março de 2009

Aparências descriminantes

Ontem aconteceu-me a coisa mais ridícula de sempre: fui discriminada... pelo meu sorriso!!! Pelo simples SORRISO!!! (Sorrir é pecado???)

Se agora, ao escrever sorriso, ele me enche, de facto, o rosto, ontem aconteceu precisamente o contrário. Fechei-me em copas e não pude ficar calada perante as evidências: a excelentíssima senhora professora quer dar-me 10 no módulo, perdão, "acha que merece mais que 11? 'Tá muito enganada!!", porque "você vem para aqui sempre a rir-se e essa sua atitude faz-me constatar que se está a marinbar para isto tudo".

De facto, a senhora tem (quase) razão! Eu estou, invariavelmente a rir-me :) Sou extremamente bem disposta, uma pessoa com o sorriso sempre pronto a despoletar, sejam 9h da manhã ou da noite. Agora, que eu não quero saber da disciplina, isso não admito!! Nunca falto, faço perguntas, solicito esclarecimentos... enfim, as coisas normais dos alunos normais... e ainda oiço desaforos?? Nãaaaaaaoooo!!! Porque os meus pais não andaram a criar uma filha para isto! Estou indignada (desde ontem...). Não se faz!

Agora que penso em mim, não posso deixar de pensar naquelas pessoas que passam a vida a ser injustiçadas pela sua "aparente aparência": é o caso dos sem-abrigo, vulgaris mendigos, ladrões, acomodados, os-que-não-querem-fazer-nenhum, os mal vestidos, os feios... esses. Estes incógnitos que circulam diariamente pelas nossas ruas, não são mais que pessoas como nós! Têm sangue igualzinho ao nosso, o coração está no mesmo sítio, também se alegram e também choram tal como eu e tu, também têm medos e esperanças... Tal como eu e tu, só precisam de uma oportunidade. Só precisam de não ser julgados pela "embalagem"...

Ontem, fui julgada barra discriminada pela embalagem. Quantos não o são diariamente... Quantos não vivem da discriminação dos outros. Quantos não sofrem! E quantos cometem atrocidades envergando a bandeira da discriminação... Quantos?!?


Num Mundo em que tanto se apregoa a igualdade, estaremos de facto a vivê-la?

[Cá para mim, nem hoje, nem nunca...!]

13 comentários:

  1. Não disseste umas coisinhas a exa professora???
    é preciso ter lata. deve ser uma frustrada cm o mundo, k n gosta de sorrisos. :P

    ResponderEliminar
  2. Fui educada... Às vezes ganha-se mais ao ficar calada. Se responde-se o que queria, em vez de 10, tinha 0! Foi preferível assim, levar os desaforos para casa.

    Mas deve mesmo ser frustada :P O mais giro de tudo, é que agora ri-se para mim cada vez que me vê... Vá-se lá entender estas pessoas que "têm a faca e o queijo na mão"!

    ResponderEliminar
  3. venho aki prestar a minha solidariedade para ctg!!!!
    pk eu tb fui vitima dessa coisa k nem pss se pod xamar!!
    axam normal k senhora m diga "voce tem mto k crescer como enfermeira" i dps kem n tem licença eh ela?? kem eh ela pensa k eh??
    a lixar.m so pk me tou a rir i nem seker eh dla i pk um dia axinei a folha pela minha ilustre colega...eh a camada cabra ah borla pk ela n ganhava nd com ixu foi so msm pa lixar pa dixer k ela eh maior!!
    odeio-a na minha profunda essencia!!

    ResponderEliminar
  4. Agradeço-te a solidariedade cara anónima (xD)

    Esta senhora merecia o quê?!? Nós ainda podemos crescer como enfermeiras, já ele... só se pode afundar! Mas pelos vistos, vai no bom caminho :)
    Giro giro era que ela se fosse afundar para bem longe... Aí é que ela ia ser a maior mesmo!

    Ela só faz jus ao que diz a outra: "Não estamos aqui para ser amigos". É que depois ainda tem a lata de dizer que não está lá para prejudicar ninguém... Nota-se!!!

    Adoro a tua última frase :) Aprovo e assino por baixo!

    ResponderEliminar
  5. Ainda dizem que os Blogs são espaços de liberdade de opinião. Deixei cá um comentário e não apareceu. Alguém que apregoa contra a discriminação também me discriminou. A sociedade é assim mesmo.. Discrimina tudo e todos. E tu também tens telhados de vidro. talvez o melhor fosse retirar este post.

    ResponderEliminar
  6. Caro(a) Anónimo(a) das 11h56 (16/04)

    Em primeiro lugar, o Aprendisses é, de facto, um espaço de liberdade de opinião!! Prova disso, é ter aceite este comentário... Quanto ao outro que supostamente me deixou, garanto-lhe que não chegou. Não sou pessoa de não aceitar comentários só porque as pessoas têm opiniões diferentes das minhas! Aconselho-lhe, por isso, alguma prudência nas palavras...

    Em segundo lugar, concordo consigo que vivemos numa sociedade que "Discrimina tudo e todos". Prova disso é o SEU comentário! Sou contra a discriminação e a favor da liberdade de expressão. Posso ter telhados de vidro (e tenho-os de certeza, tal como o(a) caríssimo(a) anónimo(a)), mas não neste caso! Este post não sairá do sítio onde está...

    Tenho pena que não tenha tido a delicadeza de assinar. Assim é muito mais fácil!!

    ResponderEliminar
  7. caro anónimo de dia 16 de Abril de 2009 das 11:56,

    se não gosta do k leu tem bom remédio...não volte...istu eh um pais livre em tda agente tem direito ah liberdade de expressão, você nao eh ninguem para vi praki faxer exigencias para k se tire um post...arranje um blog i la voce manda aki nao...todos nos tms telhados de vidro, kem eh voce para vir para aki em tom de ameaça fazer exigencias?? se o seu post nao foi publicado eh como mta consternação k o constacto, no entanto ixu nao lhe confere o direito de dizer k foi discriminado, o senhor(a) aquando dessa situação tinha como opção fazer novamente o comentario, ou desistir do msm, agr vir para ki afirmar k foi discriminado i exigir k se retire o post?? siceramente...um bokadinho de por favor..

    oriente.se ...o desprazer foi tdo meu!
    ASS: E.D (sim pk eu assino!!!)

    ResponderEliminar
  8. eu não exijo que se retire o post. mas quando alguém vem aqui falar de discriminação e depois não coloca a opinião de uma pessoa está a discriminá-la. isto é a minha opinião. porque tu ficares calada nessa situação demonstra apenas que somos um país de acomodados e que não lutamos contra as injustiças. Jesus sempre defendeu os mais pobres, os mais fracos.. ser Cristão é seguir o exemplo de Jesus. está na altura de seguires o exemplo Dele!
    se quiseres publica este comentário, se não quiseres paciência.
    mas certamente que gente que vem para aqui meter-se nas conversas dos outros tem muito mais perfil para aparecer o seu comentário e certamente que toda a gente sabe quem é o "E.D", eu também posso escrever aqui por exemplo H.L. Já assinei.
    por favor.

    ResponderEliminar
  9. E.D tens alguma razão: estamos num país livre! Se não gostam do que lêem, têm bom remédio. Mas aqui, todos são benvindos :)

    Como lhe disse caro Anónimo (agora das 14h23 - pelos vistos voltou a não dar a cara...), EU NÃO RECEBI QUALQUER COMENTÁRIO DA SUA PARTE. Se o tivesse recebido, teria aceite! Qual foi a parte do "Não sou pessoa de não aceitar comentários só porque as pessoas têm opiniões diferentes das minhas!" que ainda não percebeu?? EU NÃO DISCRIMINEI NINGUÉM ok?! Volto a referir: para mim são todos iguais, tanto anónimos como conhecidos.

    Pelos vistos, não leu o post com muita atenção... "não pude ficar calada perante as evidências" diz-lhe alguma coisa?? Lutei até onde pude, disse o que podia porque os professores têm a faca e o queijo na mão, podem fazer o que quiserem! "Se respondesse o que queria, em vez de 10, tinha 0!". Mas também, tem que reconhecer que "Às vezes ganha-se mais ao ficar calada". Não me acomodei, entenda! Fiz o que pude...

    Já que enveredou pelo caminho da Religião, parece-me que tem ainda muitas coisas a aprender com Ele... Jesus nunca se escondeu de quem quer que fosse, sempre falou às claras e disse quem era. Não sei muito bem que moral tem para falar sobre mim neste campo...

    Peço-lhe novamente, prudência nas palavras... tanto em relação a mim como aos outros comentadores deste blog!

    Ao menos E.D, tem significado para mim e para outras pessoas que passam por aqui... Já Anónimo das 11h56 ou das 14h23, é exactamente igual ao litro!

    ResponderEliminar
  10. caro H.L...
    para inícios de conversação eu não me meti na conversa...vim deixar um comentário á sua critica a pedido da mentora deste blog, e mesmo que me tivesse metido, este é um blog publico e apartir dai tenho o direito de expressar a minha opinião da forma que considerar mais conveniente..
    2º axu k não tem o direito a dar sugestões sobre comportamentos que as pessoas devem ou não seguir muito menos utilizando o nome de jesus para ao fazer..
    por ultimo...eu assinei como E.D, pois uma vez que a Internet eh um local publico e de fácil acesso, tais comentarios poderiam xegar ao conhecimento da professora em questao, e uma vez que vivemos numa sociedade em que o que mais interessa é lixar o mais fraco, seja com justificação for apenas ressalvei a minha posição, uma vez que também estou envolvida na situação acima descrita mas não tenho qualquer problema em assinar com o meu nome, coisa que ja o fiz enumeras vezes neste mesmo blog, pois nao tenho nd a esconder...ja voce nao se pode dixer o msm ja que se esconde atrás do anonimato e se limita a criticar as atitudes dos outros para depois acabar por as imitar...
    seja um pouco adulto...

    ResponderEliminar
  11. José Manuel Soares dos Santos16 de junho de 2009 às 15:07

    Eu também já fui rejudicado numa nota na faculdade por estúpido de um professor, o senhor umavez disse que detestava a minha classe operária, pois fui estudante trabalhador apartir do 9º. Eu respondi que também não gostava de gente estúpida e desfazada da idade(que era o caso)e que tentava chantagear os outros.
    Bem não me deu 10 chumbou-me 3 vezes consecutivas´, justificando a dizer que copiava, pois como não ía às aulas não podia tirar não podia saber a matéria, eu não ía mas tinha estatuto estudante trabalhador. A determinada altura passei-me e disse :para me chumbar por cópia tem que ser no acto, na presença e com testemunhas, por isso processei o senhor.
    Fui ameaçado porque tinha outra cadeira com o mesmo tirano.
    Então falei com o Director de departamento e exigi no exame uma sala só para mim, ser revistado e 3 professores a vigear, não tenho medo da minha ignorância ou sabedoria, e assim foi, fiz as duas cadeiras uam com 13 outra com 12.
    Mas como eute compreendo isto revolta, resta dizer que eu já não era propriamente jovem quando isto aconteceu e a maturidade ajudou-me a enfrentar este espécie de professor.

    ResponderEliminar
  12. Mais alguém que me compreende :)

    Como facilmente perceberá caro José, a atitude que tomou foi de um enorme risco! Achei por bem não me "revoltar" dessa maneira... o resultado seria desastroso! Parabéns pela coragem. Não digo que não a tivesse também, mas pensei antecipadamente nas consequências - às vezes é bom pensar primeiro!

    A excelentíssima senhora ainda disse, posteriormente, que quando me apanhasse em estágio, "'tá lixada!".
    São eles que têm a faca e o queijo na mão, não nos podemos propriamente pôr com aventuras... Para lixar, "são muitos cães a um osso" e não há a necessidade de criar inimigos (vá... eles assumem esse papel sozinhos :P).

    Talvez o tempo me traga também essa maturidade!

    =)

    ResponderEliminar
  13. vamos la por fim a esta fantochada de merda!
    antes que se façam confusoes o anonimo dos comentarios anteriores nao sou eu.
    eu fico tanto a conhecer a senhora por assinar como aprendiz como voce a mim por assinar como anonimo ou um nick de merda.
    facto é que ninguem ou quase ninguem assina aqui com o proprio nome.
    se nao assinamos com o proprio nome é porque este tipo de .....nem nome lhe dou,nao merece assinatura propria.
    se nao gosta de criticas e nao sabe lidar com elas problema seu.
    voce tem ideia do terror que um professor passa a ver a turminha do canto?
    pois é li esse post agora.
    depois fica tipo gata assanhada a pedir mais nota quando ainda faz pior ao professor.
    bom fico por aqui que é melhor.
    e nao se rale comigo em relaçao a este maravilhoso blog,este comentario é mesmo o ultimo.
    estou sem ideias para a assinatura com um nick maravilhoso tipo os daqui mas ai vai
    ass: caoxinhuh

    ResponderEliminar