sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

TAIZÉ!!

Não sei muito, sou uma Aprendiz! Tenho dito! :) Sobre Taizé, ainda tenho mesmo, mesmo, mesmo, mesmo muito para aprender.
Aqui bem pertinho, houve uma Oração de Taizé...
Embuídos pelo que viveram durante as semanas que já lá estiveram, alguns membros do Secretariado da Pastoral Juvenil de Portalegre e Castelo Branco unidos a mais uns quantos jovens, numa geladíssima (sem qualquer exagero...) noite de sexta-feira, reuniram-se numa igreja para... REZAR!
Nunca antes tinha participado numa Oração de Taizé nem nada parecido. Foi hoje a minha primeira vez! Sinceramente, ADOREI! Porquê?! Porque se trata de uma oração simples que nos eleva ao céus e nos faz sentir tão próximos de Deus como nunca. Fantástico! São minutos passados na companhia Dele que não se esqueçem com facilidade. A guardar no "Álbum de Recordações"!
No meio de todo o cenário que havia sido preparado, haviam muitas muitas velas. Umas maiores, outras mais pequenas... Mas parecia que ardiam todas por igual. Porém, houve uma que me chamou e prendeu a atenção... Era uma velinha que ardia mesmo no meio do altar, intermitentemente, tipo semáforo. Ora ardia com uma força descomunal ora quase que se apagava... Ardia, fugaz, e voltava a quase desaparecer...

Esta foto foi tirada com o meu telemóvel... Perdoem a qualidade!

Também nós somos assim: umas vezes, temos (ou julgamos ter ) muita muita Fé. Noutros, não acreditamos em nada daquilo que nos ensinaram e fomos ouvindo ao longo da Vida. Há até quem chegue a perguntar-se se realmente Deus existe e se Jesus Cristo desceu mesmo à terra. Mas, tal como a pequena vela que não se apagou em momento algum, assim é a nossa Fé. Por mais distante que ande a nossa espiritualidade da nossa mente, Deus não permite que nos apaguemos e ajuda-nos a reacender, sem mesmo se ter apagado, a chama da nossa Fé.
E foi assim que (quase) terminámos:
Jesus, filho da Virgem Maria, no Natal Tu ofereces-nos a mensagem de alegria do teu Evangelho. Quem escuta, quem acolhe os dons do Espírito Santo, tanto de dia como nas vigílias da noite, descobre que com uma Fé muito pequena, com quase nada, tem tudo.
Ah!!! Para saciar a vossa ávida sede de descoberta (para alguns) e de re-descoberta para outros, criei um separador ali ao lado («------) sobre Taizé. Está lá tudo! Já não precisam procurar! :)
EU VOU!!
;)

1 comentário:

  1. muito cuidado com isso da espiritualidade,devemos meditar sim mas naquilo que deus nos diz para meditar ou seja na sua palavra e na palavra dos verdadeiros mensageiros de deus que pregam a sua palavra que é a biblia.de contrario pode causar muitos dissabores e irmos para sitios aonde deus nao está.quem ignorar que ignore ja o apostolo paulo diz em corintios se alguem vos pregar outro evangelho que nos nao vos tenhamos pregado com razao o sofrereis,estou totalmente de acordo com razao o sofrereis

    ResponderEliminar