sexta-feira, 8 de maio de 2009

Aventuras a caminho da Escola...!

Ele há coisas… Ontem, enquanto percorria o caminho para a Escola, não pude deixar de não ouvir este histérico diálogo:
- Óh G, tu achas normal??? – diz a rapariga em altos gritos, no meio da rua. E continua – Óh G, eu assim não me aguento… Será que ela não se manca??

Tive muita vontade de rir (o que também não é difícil né? =P). A cena foi hilariante… Mas não estava bem a perceber o tema da conversa e, pelos vistos o tal G também não. De tão irritada que estava, a rapariga quase espumava de raiva! Finalmente percebi o assunto:
-“ÓHHH GGGG?? Ela embebeda-se todos os dias e eu é que a tenho que a aturar e limpar o grego no chão da cozinha??? NAAAAA!!!”. Afinal a rapariga estava histericamente histérica com razão.


Este pequeno episódio e uma conversa com uma amiga, fizeram-me relembrar um dos maiores problemas da juventude de hoje: o consumo exagerado de álcool. Quase parece que já não se sabem divertir sóbrios… Por ocasião da semana académica, é normal ver muitos dos meus colegas ainda bêbedos de manhã, isto quando ainda se conseguem levantar da cama (ou quando não se chegam a deitar…). Faz-me uma certa confusão! E onde é que fica a moderação??? Na última gaveta do armário, claro…

Depois de lançado um olhar mais profundo sobre o tema, constatei o que já imaginava: os miúdos, com onze ou doze anos, em lugar de verem desenhos animados e brincarem com bonecas e carrinhos, vão com os “grandes” para os copos… Travam conhecimentos com o álcool cada vez mais cedo, cada vez mais precocemente. Se, por um lado, são influenciados pelos “grandes”, fazem-no para demonstrar superioridade (em quê?!!) e emancipação, naquela do “Eu até já bebo e apanho grandes bebedeiras, sou um(a) homem/mulher!”. Porque se antigamente, eram eles, hoje em dia, são mais elas… Mas tanto eles, como elas, bebem até cair e esquecem-se do mal que estão a fazer a eles próprios: como o nosso cérebro está em desenvolvimento até aos vinte e cinco anos, o consumo excessivo de álcool e estupefacientes, pode causar problemas neurológicos. Como jovens e inconsequentes que somos, julgamos que nunca vai acontecer e quem nos avisa, está a ser demasiado catastrófico… Pensamos que a acontecer, será num futuro muito remoto ou então que atingirá os outros e não a nós.

Parece mentira, mas quando pegamos num copo de qualquer-coisa não temos noção do que ele poderá causar… E depois ainda há os shots!! Os “derretedores-oficiais” de neurónios. E onde é que ficam as sinapses?? Ahah xD
O Aprendisses é um blog moderado, em todos os aspectos =)
[Para não dizeres que não aviso Caty!!!]

Sem comentários:

Enviar um comentário